sexta-feira, 10 de junho de 2016

China aumentou as importações de vinhos do Douro e Porto em 2015

Junho 02
11:27
2016

A China continental, Macau e Hong Kong compraram quatro milhões de euros de vinhos do Douro e Porto em 2015, um mercado emergente que está a ser palco para acções promocionais, dirigidas a profissionais e escolas de hotelaria.

Organizadas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com sede no Peso da Régua, as acções de promoção prolongam-se até sexta-feira e visam dar a conhecer os vinhos da Região Demarcada do Douro (RDD) a um mercado emergente.

Segundo Manuel de Novaes Cabral, Presidente do IVDP, a diversificação dos momentos de consumo e o crescente interesse e sofisticação dos consumidores são factores que tornam este mercado interessante para os vinhos da RDD.

Acrescentou que, por isso mesmo, torna-se assim fulcral trabalhar cada vez mais na promoção dos vinhos do Porto e do Douro junto de profissionais que, por sua vez, os comunicarão ao consumidor final.

Entre as acções realizadas na Ásia, o IVDP destacou as semanas do vinho do Porto em Macau e Hong Kong, com acções de formação para sommeliers e escolas de hotelaria, e ainda jantares vínicos com harmonizações preparadas por chefes com estrelas Michelin.

Os vinhos da RDD marcaram ainda presença na Vinexpo Hong Kong e decorreram, no final de Maio, cerimónias de entronização da Confraria de Vinho do Porto em Xangai e Macau.

Em 2015, o valor das exportações de vinhos do Porto e do Douro para a 'Grande China' foi de quatro milhões de euros, incluindo os três mercados: China continental, Hong Kong e Macau.

As exportações destes vinhos representaram 18% do valor das exportações portuguesas de vinho para esse mercado, com especial destaque para as quotas do Vinho do Porto nas exportações para Hong Kong (30%) e dos vinhos do Douro para Macau (19%).

O IVDP é um instituto público, integrado na administração indirecta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional.

A missão fundamental do IVDP é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a protecção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica duriense à escala global.

LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário