sábado, 11 de junho de 2016

Quercus oferece flores a Capoulas Santos pela posição quanto ao glifosato

Junho 02
11:28
2016

A organização ambientalista Quercus oferece hoje flores ao ministro da Agricultura, em reconhecimento pela posição quanto ao uso do glifosato, uma substância que a associação diz ser potencialmente cancerígena.

Porque está presente na maioria dos herbicidas usados em espaços públicos, o glifosato tem sido alvo de discussão, quer a nível nacional quer da União Europeia, tendo Capoulas Santos proibido um composto daquele produto e anunciado que legislaria no sentido de o limitar, em áreas urbanas.

Hoje, no âmbito da Semana Verde Europeia (GreenWee, de 30 de maio a 03 de Junho), a Quercus oferece flores ao Ministro com um cartão no qual se lê, "Obrigada, em nome da Biodiversidade e da Saúde Humana".

Capoulas Santos entendeu que o objectivo de proteger a saúde humana e animal e o ambiente devem ter prioridade sobre o objectivo de melhorar a produção de plantas, diz a Quercus, concluindo que a posição do Ministro é relevante para a saúde e o ambiente em toda a Europa.

Na quarta-feira a Comissão Europeia decidiu propor a renovação temporária da licença para a utilização do glifosato na União Europeia, até ser conhecido o parecer científico da agência europeia de produtos químicos (ECHA), tendo agendado uma votação para segunda-feira.

O comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, explicou que, durante a reunião do colégio de comissários, fez um ponto da situação sobre o processo com vista à renovação da licença para o uso em território europeu de glifosato, substância utilizada sobretudo como herbicida e pesticida, mas que segundo alguns pareceres científicos é potencialmente cancerígena.

As negociações entre a Comissão, o Parlamento Europeu e os Estados-membros arrancaram no outono de 2015, mas ainda não conheceram um desfecho, dado não se ter verificado até ao momento uma maioria qualificada entre os 28 Estados Membros representados no Comité de peritos, responsável por adoptar uma posição.

LUSA


Sem comentários:

Enviar um comentário