quarta-feira, 8 de junho de 2016

Conferências e Seminários marcam Feira Nacional de Agricultura


 
O debate de temas relacionados com a actividade agrícola intensifica-se na Feira Nacional de Agricultura, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 12 de junho, cujo dia foi repleto de conferências e seminários que contaram com uma assistência assinalável.
 
Durante o dia "As Conversas Sobre a Fruta" (Org: CAP/COTHN/FNOP e ANP) tiveram como objetivo debater e esclarecer algumas temáticas do sector como a "Produção Sustentável", "A Capacidade de Gerar Emprego" ou a "Importância da Qualidade", entre outros, através de uma linguagem menos técnica e mais informal dirigida ao consumidor para que os participantes pudessem interagir sobre as várias apresentações.
 
Debater os constrangimentos do setor e apontar caminhos futuros foi o objetivo do Seminário "Turismo Rural Mais do Que Paisagem", uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Turismo Rural e a Associação dos Municípios Produtores do Vinho. Um debate que se justifica porque "o Turismo Rural não é só alojamento, mas um conjunto de produtos associados como produtos agroalimentares, visitas a monumentos ou envolvimento com as comunidades locais. Aliás, um dos grandes desafios que o sector enfrenta é combater a sazonalidade e alterar a dependência da procura interna, virando-se para o exterior."
 
Também durante a manhã, realce para o debate sobre "Aplicação Greening" - um dos objetivos da nova PAC que consiste na melhoria do desempenho ambiental e que apoia as práticas agrícolas benéficas para o clima e ambiente - em vários Estados Membros da União Europeia como Espanha, Itália, França e Inglaterra num seminário organizado pela CAP  e que contou com representantes da União Europeia.
 
A discussão continuou durante a tarde e promover os apoios financeiros ao sector agrícola foi o mote do seminário organizado pelo Fórum Agrogarante "O Financiamento e Apoio ao Investimento – análise aos projetos e boas práticas de reporte financeiro para correcta avaliação e perceção de risco". A conferência contou com a participação de diversos especialistas ligados a entidades bancárias.
 
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos, esteve uma vez mais na Feira Nacional de Agricultura e participou na entrega de Prémios Clube de Produtores Continente, uma forma de incentivar os casos de sucesso do setor agroalimentar nacional.
 
O "Uso sustentável da água de rega e as boas práticas agroambientais no olival", a "Pegada de carbono no Azeite" ou a "qualidade das análises ao azeite" foram temas em discussão no Workshop "Transferência do Conhecimento e Novas Tendências Tecnológicas no Sector da Olivicultura e do Azeite", dinamizado pelo Nersant.
 
A Feira Nacional de Agricultura foi também palco da Entrega de Prémios do projecto "EmpreEscola - Empreender no Ensino Secundário, uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo na comunidade escolar do ensino secundário e organizada pelo Nersant.

Sem comentários:

Enviar um comentário