domingo, 25 de março de 2018

Água: Medidas mais sustentáveis na agricultura ajudam na escassez, mas não chegam - FAO


A adoção de medidas mais sustentáveis na agricultura vai ajudar a conter a escassez de água que ameaça o mundo, mas não chega para solucionar os problemas deste recurso, afirmou hoje um responsável da FAO.

"A agricultura, como é praticada hoje, é responsável pela utilização de 70% da água potável no mundo", admitiu o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, numa mensagem enviada ao Fórum Mundial da Água, que decorre até sexta-feira em Brasília, no Brasil.

Segundo José Graziano da Silva, "muitos pensam que a agricultura é um vilão, porque usa e contamina a água ou ameaça a sustentabilidade do planeta", mas esse setor produz os alimentos que todo o mundo consome, pelo que a resolução desses problemas deve ser comum e realizada em conjunto.

"Não haverá qualquer solução para os problemas da água de hoje sem abordar os sistemas de produção de alimentos e sem abordar os problemas da agricultura", salientou o diretor geral da FAO.

A FAO, recordou, trabalha para reduzir o número de pessoas que sofrem devido à escassez de água e promove a sua utilização sustentável, o que implica produzir alimentos "com menos água e com menor impacto ambiental".

A relação entre alimentação, água e agricultura leva também à necessidade de criar uma consciência sobre o elevado desperdício de comida em muitos países.

Na opinião de José Graziano da Silva, cada alimento perdido desperdiça também parte da água que escasseia no mundo.

A falta de água pode, segundo a ONU, levar a "conflitos" ao longo deste século.

O 8.º Fórum Mundial da Água, que começou na segunda-feira, junta delegações de 150 países, incluindo Portugal, e empresas do setor da água para debater os problemas deste recurso e formas para a sua utilização mais sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário