quinta-feira, 29 de março de 2018

Escola Agrária de Santarém celebra 130 anos mostrando "referências do passado"


A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) vai assinalar, de maio a novembro, os 130 anos do ensino agrário na cidade, procurando mostrar aos novos alunos "referências do passado" que contribuem para o reconhecimento da formação que proporciona.

José Mira Potes, diretor da ESAS, disse à Lusa que o programa, apresentado hoje em conferência de imprensa, procura transmitir aos novos alunos "os valores que se conseguiram preservar", nomeadamente "a vontade, o querer e o espírito de família", dando visibilidade a profissionais formados por esta escola que lideram ou estão ligados "a grandes empresas de referência" no setor.

A I Feira de Empreendedorismo da ESAS, denominada "Agrária Empreende", e que decorre no âmbito das Jornadas Técnicas que têm por tema "Agricultura, Alimentação e Ambiente", que se realizam a 04 e 05 de maio, irá precisamente contar com a presença de empresas e instituições que, forçosamente, têm, ou tiveram, nos seus quadros ou na orgânica empresarial pelo menos um diplomado da Escola de Regentes Agrícolas ou da ESAS.

"Queremos realizar uma mostra de empreendedorismo que retrate com fidelidade a capacidade empreendedora dos diplomados da ESAS, que com o seu caráter, o seu conhecimento, a sua vontade e capacidade de trabalho, acrescentam valor às diferentes fileiras de negócio deste setor", afirma uma nota de divulgação do programa.

A iniciativa, apresentada hoje por um ex-aluno e atual proprietário da Agrotemplário, visa ainda a criação de uma base de dados para a criação de uma rede de contactos e de parcerias que "potenciem os negócios e reforcem a importância da escola na formação técnica e científica" dos futuros diplomados.

O programa inclui ainda homenagens a figuras que se destacaram na escola e no setor, como Celestino Graça e Henrique Soares Cruz, dia 05 de maio, ou em áreas como a tauromaquia, a 09 de junho (na Feira Nacional da Agricultura), e o regresso do "Baile de Gala", que decorrerá "à antiga", com a Orquestra Santos Rosa, no dia 10 de novembro, no Convento de S. Francisco.

Já a decorrer está o concurso de vinhos comemorativo dos 130 anos, destinado apenas a produtores diplomados por esta unidade do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) e que, a uma semana do encerramento das inscrições, conta com uma centena de amostras concorrentes, decorrendo a entrega dos prémios na noite de 05 de maio.

De 12 a 30 de junho, no Palácio Landal, vai estar patente uma exposição de pintura e escultura, com obras de 16 artistas plásticos, organizada em conjunto com o Centro Cultural Regional de Santarém.

A 10 de junho, instituído como o dia da escola, realiza-se o VII Encontro de Gerações, que junta "três gerações de alunos formados" em Santarém, tendo sido já editada uma pequena brochura que conta a história da instituição desde a criação da Escola Prática de Agricultura e Frutuária de Santarém em 1888 até à sua transformação em Escola Superior Agrária, em 1981, integrando atualmente o Instituto Politécnico de Santarém.

Sem comentários:

Enviar um comentário