quarta-feira, 28 de março de 2018

Como pode a inteligência artificial ajudar a agricultura?


28 mar 2018 13:03


Há um laboratório da Google focado em encontrar soluções para diminuir a falta de stock dos campos de cultivo e melhorar a qualidade das colheitas.

 Como pode a inteligência artificial ajudar a agricultura?

Já há algum tempo que os investigadores procuram soluções de agricultura inteligente para melhorar a qualidade do cultivo e sobretudo evitar os desperdícios. As Nações Unidas estimam que anualmente entre 20 a 40% das colheitas perdem-se com doenças ou contaminações, mesmo nos campos agrícolas mais produtivos.

O laboratório Alphabet X, empresa parente da Google dedicada a encontrar soluções para os maiores problemas do planeta, está a pensar em utilizar inteligência artificial e tecnologias de machine learning para melhorar a produtividade dos campos agrícolas. A tecnologia poderá ser o melhor aliado do agricultor nas decisões de quando fazer a colheita ou aplicar a irrigação.

Outro aspeto crucial onde a IA poderá ser benéfica diz respeito ao planeamento da agricultura em ambientes afetados pelas mudanças climatéricas, sendo cada vez mais difícil prever os padrões da meteorologia ou como as pestes e outros fatores podem afetar a produção.

A utilização de máquinas automatizadas no próprio campo de cultivo já está a ser utilizado por algumas empresas, recorrendo a sensores de temperatura do ar, humidade ou radiação solar, mas a Alphabet X afirma que a solução passa por combinar a utilização de drones e outros aparelhos robóticos munidos de inteligência artificial para encontrar novas soluções radicais adaptadas aos diferentes campos agrícolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário