domingo, 25 de março de 2018

Vítimas dos incêndios exigem demissão de ministro da Agricultura e de direcção da CCDR Centro


O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) exigiu este sábado que o ministro da Agricultura e que a direcção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) se demitam.

Vítimas dos incêndios exigem demissão de ministro da Agricultura e de direcção da CCDR Centro

24 de março de 2018 às 13:49
O ministro da Agricultura e a direcção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) devem demitir-se, exige o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM).

Em causa está, de acordo com o movimento, o facto de o ministério e a comissão não estarem a conceder apoios da mesma forma que aconteceu nos fogos de Junho de 2017 em Pedrógão Grande e não "conhecerem a realidade resultante dos incêndios de 15 de Outubro", também em 2017, que provocaram 48 mortos e milhões de euros de prejuízo, além da destruição de centenas de empresas, milhares de casas e uma vasta área florestal.
 
Esta associação tem reivindicado celeridade nos processos de pagamento nas indústrias ou habitação, a reabertura de linhas de apoios para os lesados agrícolas ou novas oportunidades de candidatura e ainda ajudas para a floresta, entre outras temáticas.

O movimento vai igualmente avançar com um processo conjunto contra o Estado português, pedindo por isso a todos os lesados pelos fogos que peçam junto das autoridades o "estatuto de vítima".

"A MAAVIM está a avançar com uma petição para a abertura dos apoios aos lesados dos incêndios, para que todos tenham acesso, sem burocracias, aos apoios aprovados em Assembleia da Republica, pela portaria 347/2017. Contamos já com mil assinaturas, mas queremos quatro mil assinaturas para levarmos o assunto à Assembleia da República", informou, em comunicado.

"Efectuámos cerca de uma centena de candidaturas aos projectos simples de restituição produtiva, num valor aproximado de 400 mil euros, e elaborámos 12 candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Regional 2020, sem qualquer custo, num valor de mais de três milhões de euros", acrescentou.

O movimento sublinhou que isto só foi possível com os donativos de mais de 100 grupos de voluntários: "Os vários grupos de voluntários organizados e privados, onde a MAAVIM está incluída, como a associação que mais distribuiu ajuda nas zonas afectadas, ajudaram as mais de 300.000 pessoas afectadas pelos incêndios de Outubro".

 O movimento, que hoje fez um balanço da sua actividade, iniciativa que serviu igualmente para reivindicar apoios, vai enviar para a Presidência da República, para a Assembleia da República, para a Comissão Europeia e demais órgãos sociais um caderno reivindicativo com diversos documentos que comprovam a ausência de apoio estatal e com os diversos problemas que atingem os lesados pelos fogos de há cinco meses.

O extenso documento aponta problemas no sector da primeira habitação, floresta, segunda habitação, indústria, agricultura, nos canais de informação e ainda as dificuldades com que se deparam os emigrantes e os deslocados.

Entre várias outras exigências, pede-se ainda que o sistema de apoio dado após os incêndios de Pedrógão Grande, que mataram pelo menos 66 pessoas, seja replicado na região Centro, a mais atingida em Outubro de 2017.

A MAAVIM já distribuiu mais de 60 toneladas de batatas, 45 toneladas de alimentos, mais de seis mil produtos de higiene, mais de 20 mil peças de roupa, diversos brinquedos, 25 mil quilos de ração, 13 mil árvores (carvalhos, azinheiras, sobreiros, oliveiras, entre outras), 500 toneladas de material de construção (destacando-se 100 paletes de tijolo, 10 paletes de cimento e 15 toneladas de ferro), dezenas de alfaias e pequenas máquinas agrícolas, que se adquiriram com os donativos para os casos mais urgentes.

O movimento entregou ainda diverso mobiliário e centenas de electrodomésticos, assim como distribuiu mais de 200 toneladas de palha para alimentação animal, sementes para semear os campos, 500 cabazes de Natal e, hoje, mais de mil árvores de fruto, 500 oliveiras, mil quilos de maçã e mil compotas.

Através da MAAVIM, foram sinalizadas mais de três mil famílias, que foram ajudadas com diversos bens nos concelhos de Tábua, Oliveira Do Hospital, Arganil, Góis, Seia, Gouveia, Nelas, Carregal do Sal, Tondela, Santa Comba Dão, Mangualde, Penacova, Vila Nova de Poiares e Lousã.

Sem comentários:

Enviar um comentário