quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vendas de vinho do Porto no Brasil caem 20%

Jorge Horta25/09/2012 07:00
A comercialização do tradicional produto da região Norte de Portugal
manifesta este anos maiores dificuldades, não conseguindo acompanhar a
tendência de crescimento da venda de vinho do Porto à escala global.
2

Lisboa - As vendas de vinho do Porto no mercado brasileiro, um dos dez
maiores consumidores do tradicional produto português, estão a sofrer
em 2012 uma queda superior a 20%, em contraciclo com a evolução das
vendas a nível global, que apresenta um crescimento de 3,8%.

Os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) mostram que
nos primeiros sete meses deste ano, até julho, as exportações de vinho
do Porto para o Brasil caíram 20,2%, para 2,63 milhões de euros. Com
esta facturação, o Brasil é o décimo maior mercado para o vinho do
Porto, representando 1,5% das vendas totais.

O maior mercado para o vinho do Porto continua a ser França, que de
janeiro a julho registou vendas de 44,9 milhões de euros, com um
ligeiro decréscimo face ao ano passado, de 0,8%. O segundo maior
mercado é Portugal, onde as vendas este ano já cresceram 18,2%, para
23,2 milhões de euros.

Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha,
Espanha e Brasil completam o "top 10" das vendas de vinho do Porto,
que até julho somaram em todo o mundo o valor de 170,3 milhões de
euros, mais 3,8% do que no mesmo período de 2011.

Vendas para o Brasil seguiam linha de crescimento

O ano 2012 ameaça pôr fim a um ciclo de crescimento nas exportações de
vinho do Porto para o Brasil. Em 2011 as vendas para o mercado
brasileiro aproximaram-se de 5,4 milhões de euros, depois dos cerca de
5 milhões de euros facturados em 2010 e dos 4,1 milhões de 2009.

Já o valor do vinho do Porto no Brasil tem apresentado oscilações nos
últimos cinco anos. Em 2007 cada litro valia em média 4,28 euros,
preço que atingiria em 2009 um máximo de 4,96 euros. Em 2011 o valor
médio de venda do vinho do Porto no Brasil fixou-se em 4,55 euros por
litro.

O vinho é um dos produtos que Portugal mais exporta para o Brasil, a
par com o azeite, o bacalhau, pêras e alguns produtos industriais.

Este mês, em visita ao Brasil, o ministro português dos Negócios
Estrangeiros, Paulo Portas, manifestou a sua vontade de trabalhar para
que as exportações lusas de vinho para o Brasil pudessem continuar a
crescer.

No ano passado as vendas globais de vinhos do Porto cifraram-se em
355,9 milhões de euros. Um valor ainda distante dos mais de 400
milhões de euros comercializados no ano de 2007.

http://www.portugaldigital.com.br/economia/ver/20072081-vendas-de-vinho-do-porto-no-brasil-caem-20

Sem comentários:

Enviar um comentário