domingo, 23 de fevereiro de 2014

Inovação: Tiras para a deteção rápida do botulismo nos alimentos


Cientistas do Serviço de Investigação Agrária dos Estados Unidos da América (ARS) desenvolveram uma tira de prova, com resultados obtidos em menos de 20 minutos, para detecção do botulismo, uma doença que pode ser causada pela ingestão de comida contaminada com a bactéria Clostridium botolinum.

A tira encontra-se dentro de um recipiente (dispositivo de fluxo lateral), muito semelhante aos recipientes usados num kit de teste de gravidez. É necessária somente uma pequena quantidade de amostra preparada e os resultados são fáceis de ver e entender (dispostos num display colorido).

A tira contém proteínas chamadas anticorpos monoclonais, as quais são criadas em laboratório. Estas proteínas estabelecem ligações exclusivamente às toxinas do botulismo do tipo A ou tipo B (serotipos). Estes dois serotipos são responsáveis por mais de 80% de todos os casos de botulismo associados com alimentos nos EUA.

O teste é adequado para uma rápida triagem, preliminar em situações de emergência, como uma ameaça bioterrorista ou um surto de botulismo alimentar no qual o alimento contaminado ainda não foi identificado. "Numa crise o teste poderia ser usado para descobrir as duas coisas  mais importantes: Será que determinada amostra de alimento contém a toxina botulínica e, se isso acontecer, qual o grau de toxicidade? " explica Robert Hnasko, um dos investigadores deste projecto.

"Este teste não exige nenhum equipamento de laboratório caro ou formação especializada para ser executado", diz Hnasko. "É mais barato, mais rápido e mais fácil de usar do que ensaios baseados em laboratório padrão". 

Utilizar os anticorpos monoclonais num dispositivo de fluxo lateral para detetar as toxinas de botulismo não é uma ideia nova. No entanto este método é provavelmente o primeiro a  detectar e distinguir entre os dois serotipos, de forma simultânea.

Os cientistas estão a pesquisar colaborações com empresas que desenvolvem e produzem toras de prova para ampliar as aplicações da nova prova para a segurança alimentar, a segurança nacional e fins medicinais.

Fonte: ARS

Consulte aqui a conteúdo integral da notícia (em inglês)

Publicada: 20-02-2014 15:00

Sem comentários:

Enviar um comentário