quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

IVV, I.P. distinguido pelos prémios da Revista de Vinhos "Melhor Organização Vitivinícola 2013"



O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) congratula-se pela distinção do Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. enquanto "Melhor Organização Vitivinícola 2013" prémio atribuído pela Revista de Vinhos no âmbito dos prémios "Os Melhores do Ano 2013". Estes prémios têm como objetivo premiar o que de melhor se fez nos sectores do vinho e da gastronomia portuguesa durante o ano 2013.

A atribuição deste prémio vem realçar a atuação do IVV, I.P. ao longo de 2013. O IVV, I.P. é um instituto público sob tutela do Ministério da Agricultura e do Mar, que tem por missão coordenar e controlar a organização institucional do Sector Vitivinícola, auditar o sistema de certificação de qualidade, acompanhar a política comunitária e preparar as regras para a sua aplicação, bem como participar na coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas. Ao longo de 2013 o IVV, I.P. destacou-se por uma maior agilização de processos e por uma maior abertura para a compreensão dos problemas do sector.

Segundo José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura: "Estamos bastante satisfeitos com a atribuição deste prémio e já felicitámos o IVV, I.P. por este reconhecimento. Este prémio é merecido e demonstra a forma como temos vindo a trabalhar. A simplificação de processos e um contacto direto e articulado, com o sector e com os restantes serviços do MAM, têm sido os nossos objetivos e o trabalho realizado e a eficiência do mesmo começam agora a ser mais visíveis para o exterior. É um prémio merecido, principalmente porque se trata de um instituto público que está a ser reconhecido pelo trabalho que presta aos seus beneficiários".

Quanto ao sector vitivinícola os resultados agora divulgados são também eles merecedores de realce já que as exportações de vinho relativas ao ano de 2013 revelam novamente um crescimento em 2,4% com um desempenho de 725 milhões euros. A Europa Comunitária mantém-se como principal destino em volume (54% do total) e também em valor (57%), mas as exportações para países extracomunitários revelaram uma boa dinâmica tendo chegado aos 314 milhões euros e mais de 140 milhões de litros.

Por mercados, destaca-se o contributo positivo para o valor exportado alcançado em Angola, EUA, Polónia, Suíça e Canadá. Em quantidade, os mercados repetem-se, mas Angola é substituída pelo Luxemburgo. Angola mantém-se como principal destino da quantidade exportada (21%), apesar da diminuição registada mas que foi compensada por um crescimento de 17% no preço médio.

Sem comentários:

Enviar um comentário