segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Revista WINE - A Essência do Vinho premiou 12 protagonistas em cerimónia que reuniu duas centenas de convidados


Paul Symington, no vinho, e José Quitério, na gastronomia, eleitos “Personalidade do Ano”

Cidade do Porto considerada “Destino Gastronómico do Ano” e Quinta do Noval Nacional Vintage 2011 “Vinho do Ano”

O presidente da Symington Family Estates, Paul Symington, e o crítico gastronómico do semanário “Expresso”, José Quitério, foram considerados “Personalidade do Ano”, no vinho e na gastronomia, respectivamente, pela revista WINE - A Essência do Vinho. A cerimónia de anúncio e entrega de prémios decorreu sexta-feira à noite, no espaço BH Foz, no Porto, perante duas centenas de convidados.

A eleição de Paul Symington é justificada pela revista WINE devido aos fortes investimentos que a família Symington, o principal grupo de Vinho do Porto, realizou no último ano, em que também apresentou um conjunto memorável de Portos Vintage. Paul Symington é o actual timoneiro da família, goza de um elevado prestígio internacional e é um britânico apaixonado pelo Douro, pelo Vinho do Porto e pela história que a família tem conseguido escrever em Portugal.

José Quitério foi eleito “Personalidade do Ano na Gastronomia”. Numa rara aparição pública, para receber a distinção, o crítico gastronómico do semanário “Expresso” foi elogiado pelo papel precursor na crítica regular de restaurantes na imprensa portuguesa, tendo sido também sublinhado enquanto autor de livros, protagonista de convicções fortes, pesquisador e defensor da cozinha tradicional portuguesa.

Pela primeira vez, a WINE decidiu distinguir a “Personalidade do Ano no Brasil”, tendo a escolha recaído em Manuel Chicau, da distribuidora “Adega Alentejana”. Natural do Alentejo, emigrou para o Brasil e conseguiu criar uma das mais destacadas importadoras de vinhos naquele mercado. Sediada em São Paulo, a “Adega Alentejana” já opera um pouco por todo o Brasil e representa algumas das mais emblemáticas marcas de vinhos portugueses.

Cidade do Porto eleita “Destino Gastronómico do Ano”

Nos prémios “Os Melhores do Ano” da revista WINE, a cidade do Porto foi eleita “Destino Gastronómico do Ano 2013”. A redacção da publicação elogia o cosmopolitismo da cidade, realça o crescente número de turistas, muito interessados em descobrir o produto “gastronomia e vinhos”, e nota o aumento da oferta enogastronómica.

“Muito provavelmente, nunca como hoje a cidade do Porto esteve tão cosmopolita. Sem perder o enorme carácter que possui, o Porto ajuda a ditar tendências no contexto nacional, preserva um sentido muito próprio do que é ser português, continua como bandeira de toda uma região que reclama dar bem mais do que aquilo que recebe do país”, refere a publicação. “Os mais recentes dados disponíveis, até Outubro de 2013, indicavam 2,24 milhões de dormidas no Porto e Norte de Portugal, um aumento de 14,5% face a período homólogo de 2012. A procura de informação nos postos de turismo da cidade cresceu 15,6%, totalizando mais de 300 mil pessoas”, lembra a WINE, para logo acrescentar: “As acções ligadas à gastronomia e ao vinho ocupam a segunda e terceira posições do conjunto de actividades que a maioria dos visitantes está interessada em experienciar na cidade. A oferta tem crescido e melhorado. Aos restaurantes tradicionais, que se mantêm bem vivos e de reconhecimento impoluto, novos espaços têm sido inaugurados na cidade, de restaurantes de cozinha de autor a wine bars, de lojas com produtos gourmet a tascas de inspiração antiga mas serviço actual”.

Os restantes premiados pela revista WINE foram: Quinta do Noval Nacional Vintage 2011 (“Vinho do Ano”, Vinho do Porto), Barbeito (“Produtor do Ano”, Vinho Madeira), Muxagat (“Produtor Revelação do Ano”, Douro), Francisco Albuquerque (“Enólogo do Ano”, Madeira Wine Company), Pedro Carnaz (“Sommelier do Ano”, Hotel Ritz Lisboa), Vitor Matos (“Chefe de Cozinha do Ano”, Largo do Paço – Casa da Calçada, Amarante), Il Gallo d’Oro (“Restaurante Gastronómico do Ano”, hotel The Cliff Bay, Funchal), DOP (“Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos”, Porto).

A revista WINE - A Essência do Vinho é uma publicação especializada em vinho, gastronomia e enoturismo, disponível em Portugal e no Brasil. O trabalho que destaca “Os Melhores do Ano” é o destaque da edição nr. 83, que na próxima semana chegará às bancas.

Fonte:  EV | COMUNICAR ESSÊNCIA

Sem comentários:

Enviar um comentário