sábado, 25 de outubro de 2014

Durão Barroso 'serviu' vinho português a líderes europeus na sua última cimeira


Ontem3 comentários

Durão Barroso 'serviu' vinho português a líderes europeus na sua última cimeira
Fotografia © Nuno Pinto Fernandes/Globalimagens
Os líderes europeus beberam vinho português no jantar da cimeira que decorreu em Bruxelas, a última de Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia.
A cimeira europeia, que começou ao final da tarde de quinta-feira e acabou já esta madrugada, aprovou o pacote energético e climático até 2030, que prevê metas vinculativas de redução das emissões de gases com efeito de estufa de 40% em relação ao nível de 1990 e de pelo menos 27% de incorporação de energias renováveis até 2030.
Na conferência de imprensa, em que deu conta do acordo alcançado, Durão Barroso terminou a dizer que, no jantar, os líderes europeus beberam cerveja belga e vinho português da região do Alentejo.
Esta foi uma forma de marcar as saídas de Durão Barroso da liderança da Comissão Europeia, de que foi presidente durante 10 anos, e de Van Rompuy da presidência do Conselho Europeu. Aliás, o belga levou hoje os netos para a sua última cimeira.
O novo presidente do Conselho Europeu será o polaco Donald Tusk, enquanto o luxemburguês Jean-Claude Junker subtituirá Barroso na liderança da Comissão Europeia nos próximos cinco anos, a partir do início de novembro.
À margem da cimeira, em declarações aos jornalistas, Barroso considerou que o acordo a que se chegou foi "a melhor despedida possível da Comissão" e citou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para dizer que "não há planeta B" pelo que é importante reforçar a política de proteção do clima.
Barroso sublinhou a "ambição" do objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 40% em relação ao nível de 1990, o dobro dos 20% que têm de ser atingidos até 2020, até porque, afirmou, tem de ser feito com "esforços internos".
O presidente cessante da Comissão Europeia lembrou a compra de direitos de emissão do Luxemburgo a Cabo verde para garantir que não será possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário