sábado, 25 de outubro de 2014

New deal for youth employment: apoio a jovens licenciados para a empregabilidade no setor agroalimentar


24 DE OUTUBRO DE 2014 AGROTEC PUBLICAR UM COMENTÁRIO

No próximo dia 28 de outubro, no Pólo da Mitra da Universidade de Évora, irá decorrer a sessão de lançamento do projeto intitulado New Deal for Youth Employment.

Este projeto, que decorrerá até 31 de março de 2016, dirige-se a jovens recém-licenciados na área da agronomia, ciência animal e engenharia florestal e tem como objetivo contribuir para a empregabilidade e inclusão de 30 jovens licenciados no setor agrícola na região do Alentejo Central, numa perspetiva de dinamização económica e social do espaço rural.

As ações do projeto incluem a animação de redes para a promoção da inovação e empregabilidade, iniciativas para o reforço do empreendedorismo e investimentos que contribuam para a criação de emprego e aumento da cadeia de valor dos produtos agrícolas da região. Pretende-se, fundamentalmente, APOIAR jovens licenciados para que tenham maior probabilidade de sucesso no seu percurso profissional no setor agroalimentar.

O projeto integra ainda uma componente de cooperação bilateral, através de acordos com duas instituições norueguesas de investigação, com características diferenciadas mas complementares: o Centre for Rural Research, com competências na área do empreendorismo em espaço rural e em particular na agricultura em regiões com condições marginais, e o Norwegian Forest and Landscape Institute, uma instituição com vasta experiência no tema da multifuncionalidade da agricultura e floresta e sua integração na paisagem, assim como nas outras atividades no espaço rural para além da produção.

Esta colaboração permitirá a partilha de conhecimento entre os agentes dos dois territórios e o público do projeto.

PROGRAMA

14:30 – Boas vindas: Teresa Pinto-Correia, Diretora, ICAAM/Universidade de Évora

14:45 – Apresentação do projeto: Marta Alter, Diretora Técnica, MONTE

15:00 – Mesa Redonda: Dificuldades na inserção no mercado de trabalho, de jovens licenciados no sector agrícola – a perspetiva dos jovens licenciados e a perspetiva dos empregadores.

Experiências apresentadas por empresários agrícolas (perspetiva de quem emprega), alunos finalistas da Universidade de Évora (perspetiva de quem irá brevemente para o mercado de trabalho), ex-alunos da Universidade de Évora (já integrados no mercado de trabalho).

Pretende-se uma plateia diversa e rica em experiência que possam dar o seu testemunho e sugestões para enriquecimento do debate: alunos e ex-alunos de agronomia, zootecnia, ciência e tecnologia animal, representantes de empresas (produção agrícola e/ou transformação no setor agroalimentar), representantes da administração local e regional, professores que acompanham os alunos até à saída da Universidade.

16:30 – Merenda Rural (átrio do edifício da sala de conferências)

17:00 – Encerramento

A inscrição para esta sessão é gratuita mas necessária, sendo feita online através do portal do ICAAM (www.icaam.uevora.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário