segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Campanha de Cortiça 2014

COMUNICADO DE CAMPANHA

Concluída a campanha de extração da cortiça de 2014, vem a FILCORK- Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça, informar os operadores económicos dos resultados obtidos e principais conclusões com relevo para os mercados e agentes do sector:

Pelo segundo ano consecutivo, as condições climáticas de 2014 registaram fortes e rolongados ciclos de pluviosidade o que gerou alguma irregularidade da campanha de extração e, em algumas regiões do país, algum atraso no arranque e finalização da campanha.

Os fenómenos ocorridos não afetaram a disponibilidade global de cortiça, tendo resultado em deslocações pontuais da oferta e regularização dos stocks industriais de certos tipos de cortiça.

A cortiça disponível para venda foi extraída quase na totalidade, tendo atingido um valor estimado de 75.000 toneladas (5M arrobas).

Estima-se que a campanha entre Portugal e Espanha tenha atingido as 105 mil toneladas (7M arrobas).

A campanha de 2014 registou um aumento médio do preço da cortiça na ordem dos 10%.

Os preços de extração não revelaram alterações significativas relativamente a campanhas anteriores.

O furto de cortiças, sendo um fenómeno registado nos últimos anos, intensificou-se em 2014 e com registo em diversas regiões do país, sendo registado quer em cortiças empilhadas quer na própria árvore, situação que contribui para o aumento da insegurança nos espaços rurais.

À imagem dos últimos anos, o mercado do vinho apresenta uma tendência de crescimento, sustentado principalmente por países emergentes como é o caso da China e Brasil e por mercados como o norte- americano.

As novas aplicações de cortiça têm permitido potenciar a imagem desta matériaprima, natural, sustentável e suporte de ecossistemas de grande valia ambiental e paisagística. Igualmente, têm permitido ampliar o leque de produtos com que a indústria pode contar para diversificar os seus mercados.

A criação do CCSC – Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, iniciativa que envolve, os agentes da Fileira da Cortiça e os agentes do sistema científico e tecnológico nacional e o Ministério da Agricultura e do Mar, é um marco importante para a fileira e pode assumir um papel fundamental na definição e na implementação de uma agenda de prioridades de I&D para o sobreiro e a cortiça.

A fileira mantém elevados padrões de exigência qualitativa, como resposta a um mercado marcadamente concorrencial e exigente, como é o mercado da rolha natural.

A extração de cortiça na campanha de 2014 permitiu assegurar as necessidades da indústria, face à procura de mercado e aos stocks existentes.

A fileira continua a apostar no investimento na gestão, na inovação e na promoção da qualidade, com reflexos no produto final e na posição que detém nos mercados.

Fonte:  apcor

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