terça-feira, 25 de novembro de 2014

José de Sousa 2011 considerado 3º melhor vinho do ano pela Wine Enthusiast



A prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast publicou, na edição de Dezembro, o TOP 100 dos melhores vinhos de 2014, distinguindo o José de Sousa 2011 como o 3º melhor vinho do ano, classificado com 93 pontos e considerando-o "Editor's Choice".

"É com enorme orgulho que vimos uma vez mais o nosso trabalho elogiado além-fronteiras, numa das principais publicações de vinhos a nível mundial. Estar em terceiro lugar no Top 100 da Wine Enthusiast é o reconhecimento do trabalho feito pela nossa equipa de enologia e um prémio muito importante não só para a empresa como para a região do Alentejo e também para os vinhos portugueses. É a forma ideal de terminarmos as comemorações do nosso 180º aniversário", refere António Soares Franco, Presidente da José Maria da Fonseca.

O José de Sousa proveniente da adega com o mesmo nome em Reguengos de Monsaraz tem a particularidade de ser produzido parcialmente em talhas de barro, técnica milenar de produção de vinho já utilizada pelos romanos. O vinho adquire características de aroma de sabor únicas.

A história desta adega remonta ao séc. XIX, onde os primeiros registos de produção de vinho datam de 1878, sendo uma das adegas mais antigas no Alentejo. A Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes foi adquirida pela empresa José Maria da Fonseca em 1986, tendo a partir dessa data a empresa feito importantes investimentos na vinha e na recuperação dos potes de barro, tão emblemáticos na produção deste vinho.

Hoje em dia, a adega José de Sousa é única na dimensão da utilização desta técnica de vinificação, possuindo 114 ânforas de barro para a produção dos vinhos José de Sousa, José de Sousa Mayor e J de José de Sousa. A recuperação desta arte de produção milenar tem tido efeitos muito positivos no mercado.

A Wine Enthusiast é uma prestigiada revista de vinhos norte-americana. Fundada em 1988 por Adam M. Strum, chega actualmente a 800,000 subscritores de todo o mundo.

Fonte:  JMF

Sem comentários:

Enviar um comentário