sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Veterinários querem maiores restrições à aquisição de antibióticos

Novembro 27
09:13
2014

O lobby veterinário quer que seja proibida a compra de alguns medicamentos directamente, por parte dos produtores, às suas cooperativas, como, por exemplo, as bisnagas para secar as vacas leiteiras.

Na mesma semana em que o European Consumer Organisation (BEUC) exigiu uma redução do uso de antibióticos na pecuária, o lobby dos veterinários exige maior controlo e exclusividade na passagem das receitas.

Segundo os veterinários, o produtor não deve poder fazer o diagnóstico aos seus animais, pois isto é das suas estritas competências.

É pedida também, uma tolerância zero para a venda de antibióticos que não tenham sido prescritos, mesmo que sejam só para o tratamento de  mastites. O BEUC, por seu lado, justifica as suas exigências, afirmando que testes realizados na Holanda à carne de frango mostraram que 98% das amostras estavam contaminadas pela bactéria resistente ESBL. Por sua vez, este valor oscilou entre os mais 2% e 82% nas análises realizadas em Espanha, em Portugal, em Itália e na Bélgica.

As autoridades reconhecem que apesar das prescrições de antibióticos serem da exclusiva responsabilidade dos médicos veterinários, grande parte da compra de milhões de bisnagas para secar as vacas leiteiras é vendida sem as respectivas receitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário