sábado, 27 de junho de 2015

Ministra em modo amazona para promover cavalo Lusitano



Foto: Arménio Belo/Lusa

"Correu bem no passo e no trote, correu mal na passagem a galope", admitiu Assunção Cristas, na Feira do Cavalo de Ponte de Lima. 25-06-2015 21:25
Imprimir Enviar por E-mail Fonte Aumentar Letra Diminuir Letra
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, montou esta quinta-feira, em Ponte de Lima, um cavalo Lusitano para realçar o potencial e a importância da espécie, reconhecendo-a como um dos produtos de excelência do país.
"Correu bem no passo e no trote, correu mal na passagem a galope. Não montando há 20 anos, o que isto quer dizer é que é preciso treinar muito para se poder fazer alguma coisa melhorar", afirmou Assunção Cristas depois de ter montado o "Tufo", um puro-sangue Lusitano de três anos na abertura IX Feira do Cavalo de Ponte de Lima.
A ministra da Agricultura e do Mar afirmou que se trata de "um sinal do compromisso com o cavalo, um sinal da importância que é preciso dar ao Lusitano". "É um dos produtos de excelência da produção animal que pode fazer brilhar Portugal no mundo, mais do que já brilha", sustentou.
Assunção Cristas adiantou que o sector "está a trabalhar muito, cada vez mais virado para a exportação, para a valorização do cavalo para os diferentes usos".
A polivalência do cavalo Lusitano e do investimento nas diferentes fileiras a ele associadas estão, segundo a governante, "bem visíveis em Ponte de Lima", numa feira com "dimensão não só nacional, mas cada vez mais internacional.
A ministra realçou "toda a dinâmica" já criada em torno do cavalo, como o vestuário, apontando como exemplo a roupa inovadora que envergou para montar em Ponte de Lima com "aromoterapia para acalmar o cavalo".
Questionada pelos jornalistas, Assunção Cristas disse ainda que a aposta no turismo equestre em Ponte de Lima "vai ao encontro da estratégia nacional que o Governo está a traçar", com o apoio Associação do Turismo Equestre. "Temos fundos comunitários para apoiar [mas] precisamos que todos se mobilizem", afirmou.
A IX Feira do Cavalo decorre até domingo, em Ponte de Lima, município que assume uma aposta crescente nas actividades equestres, tendo inaugurado recentemente o Espaço para a Equitação Espontânea.
O evento, que conta com coudelarias nacionais e criadores de Espanha, Bélgica, França e Inglaterra, mantém uma forte incidência na vertente desportiva e do cartaz fazem parte as Olimpíadas de Equitação Adaptada, a taça de Portugal de `dressage`, um campeonato de horseball e o tradicional desfile de coudelarias.
Além das actividades equestres - que, segundo o município, integram o concelho no circuito mundial -, o programa inclui animação musical.

Sem comentários:

Enviar um comentário