sexta-feira, 26 de junho de 2015

Produção mundial de azeite entre 2,7 e 2,9 milhões de toneladas na próxima campanha

24-06-2015 


 
A produção mundial de azeite pode estar entre os 2,7 e 2,9 milhões de toneladas, segundo as previsões de GEA Westfalia Separator Ibérica.

O presidente da GEA, Juan Vilar Hernandéz, deixou claro que estas estimativas são provisórias, tendo em conta factores, como o clima nos próximos meses, que influenciam o valor final da capacidade.

Os dados avançados por Vilar Hernandéz fazem parte de um programa de elaboração de azeites virgens e gestão de subprodutos, promovido pela Universidade Internacional de Andaluzia.

No âmbito desta actividade docente, realizou uma análise sobre oferta e procura internacional de azeite e os países consumidores e produtores. Para além disso, o presidente da GEA assinalou que os preços da próxima campanha dependiam da produção e consumo finais, com destaque para a procura interna de países como a Espanha, onde caiu 20 por cento em relação ao ano anterior, ou casos como a Tunísia, Turquia, Marrocos ou Grécia, grandes produtores mundiais onde os excedentes "per capita" são elevados, em alguns casos devido às boas produções e noutros aos baixos consumo internos.

Esta situação implica que todos os excedentes, com custos de produção inferiores, entre em competição no mercado internacional com azeite produzido em Espanha, supondo uma oferta adicional de produtos e, por conseguinte, tenha um efeito directo na formação dos preços.   

Desta forma, Juan Vílar Hernandéz manifesta que evitar promover o consumo interno em países como Marrocos, Turquia, Grécia e Tunísia através de entidades como o Conselho Oleícola Internacional (COI), a Interprofissional ou o Ministério da Agricultura. «Deste modo, seria possível eliminar excedentes internacionais que concorrem directamente com o azeite espanhol exportado e, ao mesmo tempo, os valores indicam que é vital para promover o consumo interno no mercado espanhol», explica Hernandéz.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário