sábado, 27 de fevereiro de 2016

Bruxelas vai propor autorização do glifosato até 2031



 26 Fevereiro 2016, sexta-feira  Hortofruticultura & FloriculturaAgricultura
O herbicida mais utilizado no mundo, o glifosato, tem vindo a ser alvo de forte controvérsia nos últimos tempos, depois da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter anunciado que era um produto potencialmente cancerígeno e, também, da suspeita lançada pelo partido ecologista alemão, de que podiam existir resíduos no leite. 
glifosato
Estas suspeitas levaram a Comissão Europeia a pedir uma avaliação de riscos à EFSA - European Food Safety Authority e o Governo alemão a pedir, também, uma avaliação a uma instituição credenciada. 
Toda esta situação levou à prorrogação de apenas seis meses da autorização de comercialização, autorização essa que termina em julho deste ano. 
Neste momento e depois de todos os relatórios terem sido negativos e indicado que os riscos inerentes ao glifosato eram negligenciáveis, a autorização de comercialização até ao ano de 2031, ou seja, mais 15 anos, como é normal neste tipo de produtos está em cima da mesa. 
Esta proposta está, no entanto, a ter a feroz oposição do grupo dos verdes do Parlamento Europeu, que consideram um escândalo e acusam Bruxelas de não ter em conta os vários estudos científicos entretanto publicados.
Fonte: Agroinfo

Sem comentários:

Enviar um comentário