segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

«Pagamento das medidas agroambientais é sagrado»



 21 Fevereiro 2016, domingo  Política AgrícolaAgricultura

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esclareceu este sábado (20 de fevereiro) que vão continuar a ser pagas as medidas agroambientais e a serem apoiados os projetos de investimentos agrícolas.

O governante falava na inauguração da sede social da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros, no concelho de Estremoz, distrito de Évora.
Capoulas Santos aproveitou para prestar alguns esclarecimentos aos agricultores sobre notícias que surgiram e que considerou «sem fundamento», relacionadas com o IVA, as medidas agroambientais e os apoios aos projetos de investimentos agrícolas.
O ministro da Agricultura garantiu que vão continuar a ser pagas as medidas agroambientais e a serem apoiados os projetos de investimentos agrícolas.
«Apesar de no ano passado ter sido ultrapassado em quase 300 milhões de euros o orçamento que estava previsto para os contratos com os agricultores» para as medidas agroambientais, «o seu pagamento é sagrado», garantiu o governante.
Capoulas Santos referiu ainda que o Governo vai também continuar a apoiar os projetos de investimentos agrícolas.
O ministro da Agricultura esclareceu que surgiram «muitas candidaturas», em 2015, que fizeram ultrapassar «o valor disponível do orçamento para este ano», relacionado com estes apoios.
«Vamos aprovar todas as candidaturas por ordem de antiguidade e aquelas que não tiverem meios para ser aprovadas este ano têm de ser transferidas para o orçamento seguinte», explicou.
«Os agricultores podem estar tranquilos que o IVA para as máquinas agrícolas e para a prestação de serviços na agricultura se mantém na taxa de 6%, tal como está», reafirmou Luís Capoulas Santos.
Capoulas Santos visitou depois a estação elevatória, a Barragem de Veiros e o perímetro de rega do projeto de Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros, inaugurado em maio de 2015, que envolveu um investimento público de cerca de 25 milhões de euros, com verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).
O Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros, com uma rede de rega de 15 quilómetros de extensão e capacidade para 1.114 hectares de regadio, vai beneficiar a partir da campanha deste ano, cerca de 60 agricultores dos concelhos de Estremoz e do concelho vizinho de Monforte, no distrito de Portalegre, atualmente objeto de uma agricultura marcadamente de sequeiro.
O presidente da Junta de Freguesia de Veiros, Nicolau Almeida e o presidente da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros, José Nuno Pereira, agradeceram a Capoulas Santos o seu empenho no projeto de Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros, desde o seu início.
Capoulas Santos realçou que se tratou de «um momento de grande alegria» a inauguração da sede daquela associação de agricultores de Veiros.
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário