terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PETIÇÃO: Rastreabilidade e Destaque nos Produtos Nacionais





Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

A Produção Nacional tem vindo a sofrer grandes prejuízos fruto da entrada de produtos importados a preços abaixo daqueles a que os produtores nacionais conseguem produzir. Muitas vezes esses produtos são excedentes de produção de outros países que com esta redução de preço conseguem escoar para o nosso País em detrimento dos produtos Nacionais. Do mesmo modo é verdade, que o rigor e a qualidade com se produz em Portugal reflete-se na qualidade e na segurança dos produtos apresentados pelos nossos produtores existindo países, sobretudo fora da U.E., que não acompanham este rigor. 

Cada vez mais existe interesse por parte do consumidor em escolher produtos que transmitam segurança e ao mesmo tempo ajudem a economia do País, cada vez mais o consumidor que escolher produtos Nacionais. 

Infelizmente é difícil identificar visualmente a origem dos produtos nas prateleiras das grandes superfícies que apresentam a origem num formato pequeno e pouco apelativo. Existem também produtos de marca branca que variam consoante o lote, como é caso do leite e derivados, levando o consumidor muitas vezes a comprar produtos de outros estados membros pensando que estão a comprar produtos Nacionais. Mais grave ainda são os produtos que não apresentam a origem ou então é apresentada de forma duvidosa como é o caso da carne de coelho, de porco, entre outras, dado o país de origem e de abate poderem ser diferente. Não existe portanto uma legislação em vigor que proteja e defenda a escolha do consumidor. 

Deste modo, solicitamos a criação de uma legislação que garanta a rastreabilidade e assegure uma rotulagem de confiança. Ao mesmo tempo solicitamos a criação de uma legislação que obrigue o destaque e visibilidade dos produtos Nacionais nas grandes superfícies onde o consumidor posso facilmente identificar e optar por produtos Nacionais. 

Não estamos a pedir mais do que medidas que salvem a produção Nacional e contribuam para a economia do País.

Sem comentários:

Enviar um comentário