sábado, 27 de fevereiro de 2016

Lidl e Portugal Fresh exportam 7,5 mil toneladas de pera rocha


por Ana Rita Costa- 25 Fevereiro, 2016

O volume de exportação de pera rocha para a Alemanha, no âmbito da parceria do Lidl Portugal e da Portugal Fresh, duplicou em menos de dois anos, para as 7,5 mil toneladas. Os resultados foram revelados à margem da inauguração de uma nova loja Lidl, em Sacavém, que serviu também para anunciar o estabelecimento de uma parceria entre as duas organizações.

Numa nota enviada às redações, o Lidl Portugal justifica estes números com "um esforço conjunto do Lidl Portugal e da Portugal Fresh em dar a conhecer a pera rocha, um produto genuinamente português, aos consumidores internacionais, tendo sido levada a cabo uma negociação com 15 organizações de produtores que abriu oportunidade a 1000 agricultores capacitados para o desafio." As 7,5 mil toneladas de pera rocha exportadas para a Alemanha na campanha de 2014-2015 equivalem a 54 milhões de unidades de pera rocha.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, esteve presente na apresentação dos resultados, onde revelou satisfação com os resultados obtidos e elogiou a dinâmica do setor, sublinhando que o aumento das exportações de hortofrutícolas é uma das prioridades do Governo. "Celebramos hoje um importante contributo para a sustentabilidade do setor hortofrutícola nacional e para o crescimento das exportações no agroalimentar", referiu.

Segundo Pedro Monteiro, Diretor-geral de Compras do Lidl Portugal ,"o Lidl Portugal tem um papel relevante no acesso dos produtores nacionais a mercados externos, possível através do nosso universo de lojas. No caso da pera rocha, o nosso produto chegou e conquistou os consumidores alemães, permitindo duplicar as quantidades exportadas face à primeira campanha. Agora é essencial consolidarmos esta preferência pelo produto nacional".

O responsável aproveitou ainda para reforçar o compromisso do Lidl com o mercado português, revelando que "temos um compromisso de frescura com o consumidor e por isso privilegiamos o que é nacional, minimizando-se o tempo entre a colheita e a venda. 70% do volume de vendas de frutas e legumes correspondem a produtos nacionais".

Para Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, associação para a promoção do setor das frutas, legume e das flores, "o Lidl Portugal tem desenvolvido um trabalho notável de parceria que muito tem contribuído para que os hortofrutícolas portugueses atinjam resultados record no mercado internacional, sendo simultaneamente uma porta de entrada para os produtos portugueses em 27 mercados".

Os dados revelados mostram que nos últimos dois anos, o Lidl Portugal exportou cerca de 12 mil toneladas de pera rocha para cinco mercados, entre eles Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Irlanda, exportações às quais se somam ainda as exportações de frutícolas como a melancia, o melão branco, as framboesas e as amoras, que estão também a ganhar cada vez mais peso na balança de exportações da rede de supermercados.

Já nos vinhos, setor que está em crescimento dentro da insígnia, preveem-se exportações de cerca de 8 milhões de garrafas de vinho português em 2016 para 14 mercados, mais do dobro dos resultados obtidos em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário