quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Limpeza das matas. “Já há proprietários a oferecer as suas terras às juntas de freguesia”

27.02.2018 às 19h41


Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) disse esta terça-feira, em Lisboa, que "temos de promover a limpeza das terras, mas não com uma pistola apontada à cabeça"

"Já há proprietários de terras a oferecer as suas propriedades às juntas de freguesia, pois não querem ou não podem proceder à respetiva limpeza, conforme está a ser exigido", disse hoje Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Esta mensagem foi transmitida diretamente ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, convidado pela CAP para encerrar um debate, em Lisboa, sobre o impacto das alterações climáticas na atividade agrícola.

"Naturalmente, senhor ministro, todos temos de promover a limpeza das terras mas não com uma 'pistola' apontada à cabeça", acrescentou ainda o líder da CAP, numa alusão ao ultimato transmitido aos portugueses através de uma carta enviada há cerca de uma semana pela Autoridade Tributária a todos os contribuintes. "Eu nem queria acreditar… até os meus netos, que têm menos de um ano, foram avisados", ironizou ainda o mesmo responsável.

Oliveira e Sousa lamentou a forma como o assunto está a ser trazido para a opinião pública, que "não é seguramente a mais feliz".

POR FALTA DE ÁGUA "HÁ PRODUTORES PECUÁRIOS A QUE SE ESTÃO A DESFAZER DOS ANIMAIS"
Na resposta àquelas acusações, o ministro da Agricultura não rebateu os argumentos e nem sequer deu sequência à questão da limpeza dos terrenos, mas disse apenas que a preocupação do Governo não é menor que a da CAP. "Não estamos tensos, face a toda esta tragédia dos fogos e da seca que se mantém, mas estamos muito preocupados", sublinhou Capoulas Santos.

E acrescentou ainda que, devido à falta de água já há produtores pecuários que se estão a desfazer dos seus animais. "É uma situação que me entristece e que, enquanto ministro, irei tentar contrariar".

Falando para uma sala com cerca de 300 pessoas – agricultores, investigadores, académicos, empresários e representantes de vários departamentos governamentais – o ministro da Agricultura recordou que acabam de ser destinados 80 milhões de euros para compensar os mais afetados pelos incêndios e que se antecipou em dois meses o pagamento de 500 milhões de euros de ajudas aos agricultores que estão a sofrer com os efeitos da seca. "Fomos o único país da União Europeia a conseguir essa antecipação, e houve logo mais três que nos quiseram copiar".

Capoulas Santos frisou que se a antecipação nos pagamentos se deu foi porque o Governo português se soube mobilizar. "Repito: as ajudas são sempre poucas nestas circunstâncias, mas tenho a certeza de que terão um impacto positivo junto da produção".

Sem comentários:

Enviar um comentário