domingo, 25 de fevereiro de 2018

Ministro da Agricultura "não tem saquinhos de dinheiro" para os agricultores


21 DE FEVEREIRO DE 2018 - 10:04

Capoulas Santos reage aos apelos dos agricultores lembrando que há várias medidas que já estão em execução e que os recursos são limitados.

O ministro da Agricultura está consciente dos problemas que os agricultores enfrentam por causa da seca, mas lembra que os apoios não podem ser atribuídos indiscriminadamente.

Em declarações à TSF, Capoulas Santos salienta que os recursos são limitados. "As medidas têm de ser dirigidas para aqueles que efetivamente estão em dificuldades e não de uma forma geral e avulsa, como se o país tivesse um conjunto de recursos inesgotável".

A reação do ministro da Agricultura na TSF.
A Confederação dos Agricultores de Portugal e a Confederação Nacional da Agricultura exigem ao governo um Plano Nacional de Emergência para combater a seca, que contemple apoio financeiro aos agricultores. Na reação, Capoulas Santos realça que o ministério tem mecanismos para apoiar os agricultores em dificuldades, que estão à disposição, mas é preciso cumprir as regras.

"Mais de 1600 projetos aprovados aguardam que os agricultores apresentem os comprovativos de despesa para serem ressarcidos", acrescentando que "o ministério não atribui um saquinho de dinheiro a cada pessoa".

Capoulas Santos garante que foram aplicados 15 milhões de euros de apoios públicos para o armazenamento de água nas explorações agrícolas, explicando que os agricultores apresentaram comprovativos de despesa no valor de apenas cerca de um milhão de euros.

O ministro da Agricultura afirmou que foi criada uma linha de crédito "com garantia do Estado para a banca facilitar pagamentos", no valor de 5 milhões de euros, para os produtores pecuários. Capoulas Santos refere que, neste momento, os agricultores têm ainda à disposição 4 milhões de euros.

Na TSF, o ministro anunciou ainda que, à semelhança do ano passado, vai pedir à União Europeia que antecipe as ajudas da Política Agrícola Comum para os agricultores.

Sem comentários:

Enviar um comentário