sexta-feira, 15 de julho de 2011

Produtos alentejanos combatem a crise

Os produtos tradicionais da boa mesa alentejana estão a dar a volta à
crise e recomendam-se.
No caso do vinho alentejano a região já detém 43 por cento do total de
vendas em Portugal. O caminho faz-se agora pela exportação. Na
campanha de 2010, ao todo, foram produzidos 85 milhões de litros, daí,
o mercado exterior absorveu o equivalente a 13 milhões de euros, 15
por cento da produção total, sendo o Brasil o mercado em maior
ascensão, mas, Angola, Estados Unidos da América e China são outros
países para onde os 350 produtores de vinho alentejano pretendem
reforçar o volume de exportações.

Na carne, seja bovino, porco alentejano ou borrego, continua a ser uma
das mais apreciadas pelos consumidores nacionais. Só da marca
Carnalentejana são 30 as toneladas que se vendem nas prateleiras dos
hipermercados todas as semanas.
No porco, a carne com mais tradição no alentejo, o negócio também está
a crescer, com a abertura a novos mercados.
A maior parte das produções de porco preto situam-se no distrito de
Beja, sendo os concelhos de Ourique e de Barrancos os mais
representativos do sector.
O azeite, outro dos produtos de excelência do alentejo. Segundo os
dados do sector, Portugal caminha para nos próximos anos se tornar
auto-suficiente neste produto, contanto com um grande contributo da
região alentejana.
O pão do Alentejo tem sido ao longo dos últimos anos ameaçado pelo
crescimento da oferta e pelos preços praticados pelos hipermercados
que contam com produção própria. Ainda assim, o alimento base da
gastronomia da região continua a ser produzido com qualidade em fornos
de alvenaria.
No queijo, Serpa, Nisa, Évora e Borba produzem alguns dos queijos
certificados mais apreciados no País. As denominações de origem
demarcada ajudam a manter e a preservar os sabores autênticos e são
uma forma de alertar o consumidor para as falsificações e imitações.
http://www.radioplanicie.com/gestao/noticias/index_noticias.php?noticia=4716

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