sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Leite mantém preço mas café sobe

Aumento de preços em 2012
A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) revela que
o leite é um dos produtos que devem manter o preço em 2012. Quanto à
tradicional bica, vai sofrer um aumento de cinco a dez céntimos.
11h55Nº de votos (1) Comentários (0)
Por:M.M. com agências

Segundo Pedro Pimentel, secretário-geral da ANIL, "as empresas têm uma
preocupação muito clara: conter qualquer aumento de custos. As grandes
superfícies estão a ser muito exigentes com os seus fornecedores e a
possibilidade de haver aumentos é muito reduzida, pelo menos no
primeiro trimestre".

Apesar de o leite não ter sofrido um aumento do IVA, a indústria tem
sido penalizada com custos fiscais indirectos, como a introdução de
portagens nas ex-SCUT, que fez subir o preço dos transportes no
interior do País.
"Sentimos a retracção do consumo, em volume, mas sobretudo em valor",
declarou, ainda, o secretário-geral. Os produtos de valor
acrescentado, como os leites enriquecidos, iogurtes e queijo de gama
mais alta, têm sido os mais atingidos, além de os consumidores serem
cada vez mais atraídos pelas marcas próprias.
"A diferença de preços entre os produtos com marca do distribuidor e
as marcas comerciais no armazém é uma e quando aparecem na prateleira
é outra. Os consumidores têm a percepção de que é muito mais barato,
mas às vezes a diferença é nula", sublinhou.
CAFÉ AFECTADO PELA SUBIDA DO IVA
Ao contrário do leite, em 2012, o café será um dos produtos cuja taxa
de IVA sofre um aumento de 13 para 23 por cento. Segundo Maria José
Barbosa, presidente da Associação Industrial e Comercial do Café
(AICC), tal aumento irá provocar uma subida na tradicional bica que,
em média, pode ficar cinco a dez cêntimos mais cara.
Para a presidente da AICC, "pode haver casas que sacrifiquem as suas
margens comerciais e suportem este aumento, mas julgo que serão
situações muito excepcionais". Esta alteração irá reflectir no
consumidor um duplo efeito da subida da taxa de IVA do produto e na
restauração.
Os industriais do café encaram as subidas com preocupação, pois o
canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) representa cerca de 80 por
cento das vendas de café.
"A indústria de torrefacção adivinha um ano péssimo, com a perda do
rendimento disponível das famílias e a recessão que está prevista. Se
tivermos uma diminuição de vendas considerável vai ser difícil
mantermos os mesmos postos de trabalho", declarou Maria José Barbosa.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/leite-mantem-preco-mas-cafe-sobe

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