terça-feira, 27 de março de 2012

Assunção Cristas aprova 411 milhões para os agricultores

Proder: Ministra ratifica verbas para 667 novos projectos agrícolas

Por "cada euro do Estado, há uma verba disponível de 25 euros: 5 euros vêm de fundos comunitários e 19 do próprio agricultor".
1h00Nº de votos (0) Comentários (0)
Por:Paulo Pinto Mascarenhas

Os números são avançados pela ministra da Agricultura em declarações exclusivas ao CM. Assunção Cristas está hoje no Alentejo, onde vão ser assinados já alguns dos contratos apoiados pelo 6º concurso do Proder (Programa de Desenvolvimento Regional), num investimento total de 411 milhões de euros para 667 projectos agrícolas.
A ministra da Agricultura acrescenta ao CM que o sucesso do programa "demonstra o empenho dos agricultores e que a agricultura é uma opção com futuro". Na prática, 75% das verbas de cada projecto são investidas pelo agricultor, que conta com apoio financeiro na ordem dos 25%: 4% vêm do Estado e os outros 21% da União Europeia.

Cristas sublinha ainda que "o Ministério da Agricultura mais do que duplica o valor das ajudas do Proder para o co-financiamento da agricultura portuguesa, num total de 113 milhões de euros, que viabilizam um investimento global de 411 milhões de euros".
O esforço permite "triplicar o número de projectos aprovados, que passaram de 276 para 667." Mais: "Só foi possível graças à 'operação limpeza', que permitiu mobilizar os meios previstos para projectos aprovados e que não tinham sido concretizados". Desde o início do Proder, Portugal já investiu cerca de 2,3 mil milhões de euros, incluindo um apoio do Estado de 736 milhões, que co-financiou mais de 4000 projectos de investimento.
A escolha do Alentejo para o anúncio, durante uma visita à Sociedade Agrícola da Morgadinha, um dos novos investimentos aprovados, tem que ver com o facto de ser a região com maior número de projectos, mais precisamente 293, recebendo uma verba de 150 milhões de euros.
APOIOS PARA A SECA PROFUNDA
O Proder é independente dos apoios aprovados a 15 de Março, pelo Conselho de Ministros, para combater os impactos da seca na agricultura. Estes últimos incluem medidas financeiras de âmbito comunitário que devem antecipar, entre Abril e Julho, verbas de mais de 100 milhões de euros para cerca de 100 mil agricultores.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/411-milhoes-para-os-agricultores

Sem comentários:

Enviar um comentário