quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Vendas em hiper e supermercados deverão ter subido quase 1% no último ano

A APED espera que o sector não alimentar e o retalho especializado,
"que foram as grandes vítimas da crise" no consumo em Portugal, entrem
"em território de recuperação de vendas"

As vendas de produtos alimentares, bazar e perecíveis nos hiper e
supermercados subiram 0,8% em valor no último ano terminado a 22
dezembro, segundo dados provisórios hoje avançados pela APED

De acordo com a diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de
Distribuição (APED), Ana Trigo Morais, as vendas nos canais de
hipermercados e supermercados nos segmentos de produtos alimentares,
bazar e perecíveis cresceram "0,8% até 22 dezembro" do ano passado.

No entanto, alertou Ana Trigo Morais, "estes dados são ainda
provisórios e não são representativos" do setor, já que não estão
avaliados os restantes segmentos.

Segundo a diretora-geral, que falava num encontro com jornalistas em
Lisboa para anunciar o próximo congresso da APED, que decorre entre 25
e 26 de março, as vendas aceleraram no terceiro trimestre quase 6% e
registaram "um pico em novembro", com a antecipação das compras de
Natal.

No entanto, na segunda semana de dezembro, assistiu-se a "uma
desaceleração de crescimento".

Ana Trigo Morais disse ainda que os dados indicam que na semana em que
o Tribunal Constitucional chumbou o diploma sobre a convergência das
pensões (19 de dezembro) se assistiu a uma quebra do consumo.

"O ano de 2013 correu melhor do que era esperado, o retalho
especializado e não alimentar começa a recuperar", disse.

Para 2014, "vai ser um outro ano em que os retalhistas vão continuar a
construir propostas de valor" em função dos rendimentos dos
consumidores, afirmou a diretora-geral, adiantando que a APED vai
estar expectante em relação à entrada em vigor do novo regime
aplicável às práticas individuais restritivas, que deverá colocar
limitações às promoções do setor.

Ainda para este ano, a APED espera que o setor não alimentar e o
retalho especializado, "que foram as grandes vítimas da crise" no
consumo em Portugal, entrem "em território de recuperação de vendas".

Ana Trigo Morais considerou que 2014 continuará a ser um "ano de
incertezas", nomeadamente em período de saída da 'troika', composta
pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central
Europeu.

O congresso deste ano da APED, que tem como mote a Inovação, contará
com a presença do prémio Nobel da Economia 2013, Lars Peter Hansen,
que é o atual diretor de investigação do Instituto Becker Friedman,
professor na área da Economia na Universidade de Chicago e considerado
um dos nomes mais influentes da atualidade com o seu contributo na
Econometria, com o método generalizado dos momentos.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado
pela agência Lusa

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/vendas-hiper-supermercados-deverao-ter-subido-quase-1-no-ultimo-ano/pag/-1

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