terça-feira, 4 de março de 2014

Alemanha decide aplicar o menos possível a reforma da PAC

Fevereiro 28
15:26
2014

O Conselho de Ministros alemão adoptou uma lei, que prevê a aplicação da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) no país, mas aplicando o mínimo possível as alterações das propostas do novo documento em relação à antiga PAC.

Na reforma da PAC dá-se grande importância ao “greening”, condicionando as ajudas aos produtores que não respeitem essas normas ambientais. Como Bruxelas permite uma certa margem de manobra aos estados membros, a Alemanha vai permitir que certas culturas substituam a obrigação do “greening”. O mesmo se aplica à obrigação de colocar terras em pousio, que na Alemanha vai ser reduzido ao máximo.

Outra medida que não vai ser seguida é a do limite máximo de ajudas por agricultor, prevista na reforma e que o governo alemão decidiu não aplicar. O Ministro da Agricultura foi claro, ao afirmar que os agricultores podem contar com o governo para continuar a aumentar a sua competitividade, pois as medidas restritivas ficam para os outros países comunitários.

A Federação dos Agricultores Alemães, DBV, o poderoso sindicado agrícola, já veio apoiar e congratular-se com as decisões do governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário