quarta-feira, 5 de março de 2014

Maiores colheitas mundiais de trigo e menores de soja

03-03-2014 
 
Maiores colheitas mundiais de trigo e menores de soja 

   
O Conselho Internacional de Cereais (CIC) aumentou as suas estimativas no final de Fevereiro, em relação a Janeiro, em um milhão de toneladas o valor da produção mundial de trigo para a campanha 2013/2014.
 
O CIC aponta para uma colheita de 708 milhões de toneladas, cerca de mais 53 milhões, em relação à campanha anterior. Contudo, o consumo mantem-se constante, com 691 milhões de toneladas e os stocks finais da campanha aumentaram cerca de dois milhões de toneladas até um total de 190 milhões.
 
Em relação à campanha de 2014/2015, as estimativas do CIC esperam que a superfície global de trigo aumente, mas que a produção desça cerca de dois por cento devido ao regresso a níveis normais dos rendimentos, depois dos excepcionais alcançados na última campanha.
 
No caso do milho, as previsões de Fevereiro para a produção não variaram para a campanha de 2013/2014, mantendo-se semelhante às de Janeiro, de 959 milhões de toneladas, apesar de 11 por cento superiores às da campanha passada. Para o consumo espera-se um crescimento de quatro milhões de toneladas, um total de 932 milhões, o que pode conduzir a uma redução na mesma quantidade das existências finais, para 154 milhões de toneladas. Para a campanha de 2014/2015, o CIC estima que a produção de milho se contraia como consequência de uma redução dos rendimentos.
 
Para a soja, o Conselho Internacional de Cereais mostra-se mais pessimista com os valores de produção na campanha de 2013/2014, reduzindo em quatro milhões de toneladas frente às estimativas de Janeiro e prevendo 284 milhões de toneladas.
No entanto, trata-se de uma colheita cinco por cento superior à anterior. Também diminuiu as previsões de consumo em cerca de dois milhões de toneladas até um total de 283 milhões, pelo que as existências finais apenas seriam prejudicadas em dois milhões de toneladas.
 
Fonte: Agrodigital

 

Sem comentários:

Enviar um comentário