quarta-feira, 5 de março de 2014

Ministros da UE a favor de reabrir debate sobre OGM

 05-03-2014 

 
Os Ministros do Meio Ambiente da União Europeia mostraram uma posição favorável para o regresso ao debate sobre a proposta da Comissão em relação ao cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM).

No próximo dia 13 der Março terá lugar uma reunião de trabalho na qual será examinada a proposta com base num texto de compromisso da presidência grega da União Europeia.

O documento propõe um dispositivo em duas etapas. Inicialmente, os Estados-membros que não querem o cultivo de OGM no seu território pedem à empresa que queira solicitar a autorização de uma nova planta OGM que se comprometa a não vendar a mesma no país em questão. Se a empresa recusar este pedido, o Estado-membro pode proibir o cultivo em todo ou em parte do seu território alegando justificações diferentes à saúde ou ambientais.

A França e a Bélgica estão de acordo com o texto e defendem uma proposta que responsabilize os países pela autorização ou não das culturas, ou seja, uma nacionalização das autorizações. A presidência grega espera alcançar um acordo político e preparar a adopção de uma legislação antes do final do ano.

 Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário