quinta-feira, 6 de março de 2014

Situação do mercado internacional de cereais

04-03-2014 


 
Os preços de exportação dos cereais assinalaram uma subida generalizada ao longo do mês de Fevereiro, perante a preocupação devido a condições atmosféricas em algumas regiões produtoras, e também dificuldades logísticas.
 
Segundo o Conselho Internacional de Cereais (CIC), em termos globais, o Índice de Cereais e Oleaginosas (GOI), ganhou cinco por cento desde o mês passado, embora os preços continuem oito por cento inferiores aos registados um ano atrás, devido às perspectivas favoráveis para a produção.
 
Os preços da exportação de soja passaram por um aumento significativo, o sub-Índice avançou oito por cento durante o mês, apoiado pelas condições adversas na América Sul. Apesar de esperar-se uma colheita mundial recorde, o crescimento da procura também é forte, sendo previsível que as existências no final da campanha passem por um aumento bastante modesto.
 
Em relação ao trigo, os valores também subiram. O sub-Índice do GOI do CIC ganhou dois por cento ao longo do mês, já que os problemas logísticos e a preocupação assinalada devido ao mau tempo nos Estados Unidos superaram o impacto da grande oferta e as perspectivas são, em geral, favoráveis para as colheitas.
 
Os valores do milho também subiram cerca de quatro por cento no mês de Fevereiro, com o apoio da produra internacional e o ritmo, por vezes lento, por parte dos produtores. O sub-Índice de milho do GOI do CIC manteve-se a um nível 23 por cento inferior ao registado o ano passado, reflectindo as perspectivas relativamente confortáveis para a oferta mundial.
 
O CIC estima um aumento na produção global total de cereais de 10 por cento por ano, fixando-se em 1.966 milhões de toneladas. Prevê-se que o comércio alcance um nível sem precedentes e que as existências cresçam cerca de 52 milhões de toneladas. No entanto, os futuros de aveia mantêm máximos históricos, apoiados pelas existências baixas nos Estados Unidos e pelos obstáculos para as exportações do Canadá, com destaque da oportunidade para os exportadores da União Europeia, contudo, espera-se que o mercado se mantenha ajustado a curto prazo.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário