sábado, 8 de março de 2014

Os produtores de leite já podem escolher o sexo das crias

Março 03
17:39
2014

Como é sabido, numa exploração leiteira as crias que interessam são as fêmeas, para repovoação do efectivo, tendo os machos pouco valor comercial.
Os produtores de leite já têm, actualmente, a possibilidade de garantir que o sexo da próxima cria seja uma fêmea, inseminando com um sémen tratado num laboratório, na Bretanha.
O processo até não é muito complicado, uma vez que se sabe que os espermatozóides que dão machos são mais leves, pelo que é injectado um líquido que torna fluorescente os mais pesados, permitindo identificá-los e separá-los, garantindo que a dose de sémen que chega à exploração vai dar origem a um macho. Esta separação é feita com recurso a um raio lazer que analisa os espermatozóides um por um.
O processo de inseminação nas vacas de leite tem evoluído muito, permitindo aproveitar o máximo possível os melhores touros. Por exemplo, o touro campeão Toy Story tem já mais de cem mil filhas.
Estes touros de cobrição são tratados como autênticas flores de estufa, estando em explorações isoladas. Não é permitida a entrada de quaisquer outros animais, para evitar quaisquer problemas sanitários e valem uma pequena fortuna

Sem comentários:

Enviar um comentário