segunda-feira, 3 de março de 2014

Suspeitos de atear fogo no Caramulo podem responder por homicídio


28-02-2014 18:59 por Celso Paiva SolOs dois jovens, de 20 e 28 anos, confessaram ter agido por vingança depois de terem sido multados pela GNR.

O Ministério Público quer que os dois suspeitos de terem ateado diversos fogos na Serra da Caramulo sejam julgados pelos crimes de incêndio florestal, homicídio qualificado e ofensa à integridade física qualificada. A investigação está concluída e, no despacho enviado ao tribunal, é também pedido que o julgamento se realize num tribunal de júri.
Nestes incêndios morreram quatro bombeiros. Os factos remontam à noite de 20 para 21 de Agosto de 2013, quando dois amigos, seguindo na moto de um deles, atearam sete incêndios na floresta da sua própria aldeia, na freguesia de Alcofra.
Um tem 20 anos, reside em Nogueira, e o outro suspeito tem 28 e estava de férias do trabalho que tinha no Luxemburgo. 

Como justificação para os crimes, os suspeitos disseram que se tratava de uma vingança por uma multa de trânsito passada pela GNR.
Os fogos ganharam grande dimensão, consumindo durante seis dias mais de 4.500 hectares de floresta nos concelhos de Vouzela e Tondela. No combate às chamas perderam a vida quatro bombeiros, dois dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, um do Estoril e outro de Alcabideche e outros 11 ficaram feridos.
Para um total de prejuízos estimado em quatro milhões de euros, contribuíram ainda os danos provocados em viaturas e diversos equipamentos dos bombeiros bem como em infra-estruturas da A25 atingidas pelo fogo.
Os dois suspeitos estão em prisão preventiva desde que foram detidos no final de Agosto. No despacho de acusação, o Ministério Publico pede que a medida de coacção se mantenha até ao início do julgamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário