sexta-feira, 14 de março de 2014

Capoulas Santos congratula-se com a "aprovação" da nova PAC pelos cidadãos europeus

Comunicado de imprensa: Capoulas Santos

Capoulas Santos, Coordenador Agrícola dos socialistas no Parlamento Europeu (PE) e principal Relator para a reforma da PAC, manifestou-se "muito satisfeito" com os resultados da sondagem Eurobarómetro sobre a PAC, há dias publicada pela Comissão Europeia.

Segundo a mesma, mais de 80 % dos cidadãos da UE apoiam os objetivos fundamentais da PAC e quase a mesma percentagem de inquiridos consideram que a política agrícola comum (PAC)" é vantajosa para os cidadãos da UE".

Para Capoulas Santos, "valeram a pena quase três anos de debates e milhares de horas de negociações dentro do PE e nos trílogos com o Conselho e a Comissão, no contexto da codecisão introduzida pelo Tratado de Lisboa que igualou os poderes do PE ao dos Ministros da Agricultura".

Capoulas Santos regozijou-se igualmente por "mais de 90% dos inquiridos serem favoráveis ao reforço da componente verde da nova PAC e ao facto do recebimento das ajudas pelos agricultores ficar agora condicionado ao respeito por boas práticas agrícolas em termos  ambientais".

O eurodeputado português considerou ainda que "a avaliação revelada pela sondagem confirma que o papel do Parlamento Europeu foi muito importante para aproximar dos cidadãos e não só dos agricultores, de uma política fundamental da União alvo de muitas críticas no passado".

O inquérito concluiu ainda que, para 53% dos inquiridos a agricultura é "muito importante", sendo que 61% considera que os rendimentos dos agricultores são "inferiores" aos de outros setores económicos. Para 45% o orçamento agrícola definido para a PAC é "adequado" enquanto que para 26% é reduzido e para apenas 13% "muito elevado".

Capoulas Santos considerou "ser agora mais importante do que nunca acompanhar a aplicação da nova PAC em cada um e em todos os Estados-membros para que as expectativas dos cidadãos e dos agricultores não saiam defraudadas".

O inquérito foi realizado segundo a metodologia dos inquéritos Eurobarómetro, entre 23 de novembro e 2 de dezembro de 2013, nos 28 Estados-Membros da UE e nele participaram 27 919 cidadãos.


Sem comentários:

Enviar um comentário