quarta-feira, 12 de março de 2014

PortugalFoods promove reuniões entre empresas do sector agroalimentar nacional e o grupo Mercacenter



A PortugalFoods está a promover, desde segunda-feira até hoje, nas suas instalações no TecMaia, na Maia, reuniões de 45 minutos entre 30 empresas agroalimentares nacionais e grupo Mercacenter, de Andorra.

Tratam-se de reuniões preparatórias da 2ª edição da ‘Sabor de Portugal’, uma acção de promoção inédita organizada pela PortugalFoods e pela Mercacenter em Andorra, e que contou, na sua 1ª edição, em 2013, com 23 empresas portuguesas do sector e mais de 300 produtos nacionais em supermercados locais. De entre as 23 empresas participantes da acção do ano passado, 20 são hoje fornecedoras da Mercacenter.

Durante os encontros, as 30 empresas portuguesas terão oportunidade de se apresentarem à cadeia de distribuição Mercacenter e realizarem diversas provas de degustação dos seus produtos, com o objectivo de integrarem a iniciativa ‘Sabor de Portugal’ 2014, a ter lugar em Setembro e Outubro.

Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de uma posição especial no seio desta organização. Este aspecto reflecte-se, por exemplo, no facto de aquele Principado, no que respeita às trocas de produtos manufacturados, estar isento de tarifas, à semelhança de qualquer estado-membro da UE. Já no que concerne às trocas agropecuárias, o mesmo é tratado como um não-membro.

O país utiliza o euro como moeda corrente e apresenta a taxa de desemprego mais baixa do mundo (0,01%).

Mais de 16% da população actual a residir em Andorra é de origem portuguesa. Porém, as relações comerciais entre Portugal e o Principado são ainda pouco significativas.

Fonte:  mediagate

Sem comentários:

Enviar um comentário