terça-feira, 11 de março de 2014

Os melhores produtos nacionais em exposição e competição

 

Os melhores produtos nacionais em exposição e competição

 

Reunir e promover no mesmo espaço os melhores vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares e dar a conhecer aos visitantes produtos de qualidade, mas que muitas vezes o consumidor não encontra facilmente, são objetivos do Salão Prazer de Provar que decorre no âmbito da 51ª Feira Nacional de Agricultura / 61ª Feira do Ribatejo, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém de 7 a 15 de Junho e que terá como temática principal a Produção Nacional.


O evento agrupa o 8º Salão Nacional do Azeite, o 7º Salão Nacional da Alimentação e o 9º Festival Nacional do Vinho e contará com diversas iniciativas abertas à participação dos visitantes.


Este ano realce para a Padaria da Feira, dinamizada pela empresa “O Quentinho”. Neste espaço o visitante poderá encontrar vários tipos e formato de pão. Três vezes por dia, entre as 12.00 e as 22.30 estará disponível pão quente, acabado de sair do forno.


A “Mercearia da Feira”, as “Demonstrações de Cozinha ao Vivo”, mostras e degustações de produtos, harmonizações entre Vinhos/Azeites e Iguarias, entre outras atividades, decorrem também durante os nove dias do Salão.


Concursos


No âmbito da Feira Nacional de Agricultura e do Salão Prazer de Provar, o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica já neste mês de Março diversas competições que têm como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.


A 18 de Março decorre o 3º Concurso de Doçaria Conventual Portuguesa e o 3º Concurso Nacional de Licores Conventuais Tradicionais Portugueses, enquanto no dia 21 realiza-se o 4º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com Nomes Qualificados.


O 3º Concurso Nacional de Pães, Broas, Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses, o 3º Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa e o 3º Concurso Nacional de Conservas de Pescado Tradicionais Portuguesas efectuam-se a 25, 26 e 31 de Março, respetivamente.



Vencedores distinguidos com peça de artesanato

 

Além das provas que se realizam em Março, o Centro Nacional de Exposições será palco de diversas competições que decorrem em Abril, Maio e Dezembro. Neste âmbito, os premiados do Concursos Nacionais realizados pelo CNEMA, em conjunto com entidades como o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e a Qualifica, serão distinguidos com peças de artesanato em barro, personalizadas para cada um dos Concursos.

 

Da autoria da artesã Celina Bispo e comercializadas pela empresa Nelson Marques – Louças Utilitárias, estas magníficas obras associam o barro, produto português de referência, à excelência dos produtos alimentares portugueses distinguidos pela avaliação dos júris dos diversos concursos.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário