domingo, 9 de março de 2014

Comissão Europeia põe em perigo alguns sectores agrícolas nas negociações bilaterais com o Mercosul

Março 05
13:45
2014

O COPA – COGECA tem vindo a alertar para o perigo da abertura do nosso mercado aos países do Mercosul, para a agricultura, sobretudo nos sectores da carne e açúcar.
A pressa com que o Presidente Barroso quer fechas as negociações leva a temer ofertas mais que generosas,  sem acautelar os interesses dos agricultores europeus.
Foi a vez do Comissário da Agricultura Dacian Ciolos vir afirmar que não podíamos ir além das ofertas feitas em 2004, no início das negociações com o Mercosul e que as concessões feitas no acordo com o Canadá já tinham sido muito generosas.
O Brasil, que representa mais de 70% do PIB do Mercosul, está disposto também a abrir os seus mercados a outro tipo de produtos e serviços, mas tem tido a resistência da Argentina, que tem reservas em determinados sectores.
É muito importante para os agricultores terem o seu Comissário preocupado e com a consciência dos problemas que um acordo feito à pressa pode trazer para a agricultura europeia, no entanto, a preocupação continua depois das declarações de Barroso e de Dilma Rousseff, depois da cimeira da passada semana.
Esta preocupação da parte dos agricultores cresceu ainda mais com os rumores que correm em Bruxelas, de que Durão Barroso tudo fará para ter o apoio dos países do Mercosul a uma sua futura candidatura a um alto cargo mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário