sábado, 6 de setembro de 2014

A situação na Ucrânia e as implicações no mercado dos cereais

Setembro 04
08:37
2014

As declarações do Presidente ucraniano, proferidas no dia 30 de Agosto, depois da Cimeira que teve com o Presidente Putin, foram altamente preocupantes, ao afirmar que a Ucrânia se encontra numa encruzilhada, pois, ou sai vencedora do diferendo, ou pode haver uma guerra generalizada contra a Rússia.

Putin quer uma autonomia para as regiões controladas pelos rebeldes, o que pode ser muito complicado para o Governo de Kiev, pois essas regiões, ao tornarem-se autónomas, podem vir a vetar algumas decisões do Governo, como, por exemplo, a aproximação à Europa, o que iria provocar, seguramente, conflitos com a população ucraniana.

Esta hipótese não agrada minimamente à União Europeia e aos Estados Unidos, pois temem que Moscovo a aplique noutras zonas, se for posta em prática.

Contudo, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, parece estar inclinado em iniciar negociações com a Rússia, o que, por um lado, não vai agradar ao povo ucraniano, mas, por outro lado, vai permitir que os agricultores terminem a colheita de cereais deste ano.

Coloca-se, no entanto, a dúvida do que é que vai acontecer para a próxima campanha, especialmente nas zonas ocupadas pelos rebeldes, sobretudo porque estas regiões precisam dos portos do Mar Negro, que se situam na Ucrânia, para exportarem, não só a produção agrícola, como também a produção industrial.

Entretanto, foi decido um cessar-fogo na região, entre a Ucrânia e a Rússia, o que levou a que o trigo tenha imediatamente descido de preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário