sábado, 6 de setembro de 2014

Estudo acredita que metade dos países produtores serão invadidos por pragas até 2050


por Ana Rita Costa
5 de Setembro - 2014
Os principais países produtores de culturas agrícolas estarão completamente "inundados" de pragas em 2050 se a propagação se mantiver ao ritmo atual. A conclusão é de um estudo da Universidade de Exeter, que defende que daqui a 30 anos teremos que enfrentar uma "grave ameaça para a segurança alimentar mundial."

 
As pragas que afetam as diversas culturas agrícolas a nível mundial incluem fungos, bactérias, vírus, insetos, nematodes e viroses. O estudo recentemente publicado descreve os padrões e tendências de propagação de cada uma delas, utilizando bases de dados mundiais para definir os fatores de influenciam o número de países alcançados por elas.

De acordo com o estudo, as pragas que podem vir a ser as mais invasivas nos próximos anos são nematodes tropicais, cujas larvas infetam as raízes de diferentes espécies de plantas, fungos como os que causam o oídio de trigo, e o citrus tristeza vírus, que apareceu inicialmente em Espanha e Portugal e que atualmente afeta cerca de 145 países produtores de citrinos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário