sábado, 6 de setembro de 2014

Preço mundial do leite cai abruptamente

Setembro 04
08:37
2014

O preço do leite em pó desceu 20% nos últimos dois leilões organizados pelo Global Dairy Trade. Esta foi a maior queda desde Agosto de 2008, onde o leite em pó desceu 12% numa sessão, só que, nessa altura, realizava-se um leilão por mês e agora realizam-se dois.

Segundo o index do Global Dairy Trade, o index para os produtos lácteos caiu 6,6%, atingindo o valor mais baixo desde Agosto de 2012 e a descida, este ano, já vai em 44%.

Outro indicador importante para o sector é o da descida do preço do coalho para fabricação de queijo, que mostra a redução da produção.

Uma das razões desta descida deve-se ao embargo russo, que tem levado os operadores atingidos a procurar avidamente situações alternativas.

A Rússia era o quarto maior importador de leite em pó.

O desespero está a instalar-se nos operadores, que esperavam grandes compras por parte da China, o que não está a acontecer. Os operadores não querem continuar a acumular stocks e, por isso, estão vendedores, mesmo a baixo preço.

A decisão da Comissão Europeia, de instituir ajudas à stockagem privada para o leite em pó, pode vir a aliviar o mercado e é uma das poucas esperanças para uma recuperação dos preços.

Fonte da imagem - moloko.lida.by

Sem comentários:

Enviar um comentário