sábado, 6 de setembro de 2014

Dacian Ciolos não será o próximo comissário da Agricultura

05-09-2014 
 
No âmbito do sector agrícola da União Europeia, sabe-se já que Dacian Ciolos não repete um segundo mandato como comissário europeu da Agricultura. Cada país apresenta o seu candidato, nas é o próximo presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, quem divide as pastas através de entrevistas pessoais a cada um deles.
 
Dacian Ciolos ficou de fora, tendo a Roménia apresentado como candidata a socialista Corina Cretu, vice-presidente do Parlamento Europeu. Segundo os rumores, o governo romeno cedeu a pressões de Juncker para apresentar uma mulher de forma alcançar a paridade, e em troca, uma maior possibilidade de conseguir a desejada pasta da Política Regional.
 
Para Comissário de Agricultura já circularam alguns nomes favoritos. Um dos quais o irlandês Phil Hogan, que até Julho passado foi o ministro do Ambiente, cargo que desempenhou durante três anos.
 
Outro dos nomes avançado é o austríaco Johannes Hahn, o actual comissário de Política Regional e que voltou a ser apresentado pelo seu país, sendo pouco provável eu mantenha esta mesma pasta, que consequentemente, é o objectivo da Roménia.
 
Miguel Arias Cañete é outro possível candidato para a Agricultura devido à sua larga trajectória no sector e outras vozes apontam Cañete como comissário de I+D.
 
Tradiconalmente, em Bruxelas opta-se por comissário da Agricultura que procedentes de país que não tiveram um grande peso agrícola, para evitar possíveis conflitos de interesses. Os últimos comissários foram o austríaco Franz Fischler, de 1995 a 2004, a dinamarquesa Marian Fisher-Böel, de 2004 a 2009 e o romeno Dacian Ciolos, de 2010 a 2014.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário