quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Novas culturas, novas ideias de negócio


por Isabel Martins
16 de Setembro - 2014
Nos últimos anos o leque de culturas na agricultura nacional diversificou-se. Há novas oportunidades para quem chega de novo, mas também para quem quer reconverter ou alargar as suas opções culturais.Há novas formas de fazer culturas tradicionais e novos negócios em perspetiva. Para discutir todas estas questões e perceber a viabilidade e rentabilidade destas novas culturas, a revista VIDA RURAL organiza a conferência 'Novas culturas, novas ideias de negócio', que decorre dia 23 de outubro, em Lisboa. Será uma tarde de partilha de informação e debate sobre as opções mais pertinentes no atual panorama agrícola nacional. 

 
O amendoim pode ser uma alternativa de rotação às grandes culturas? Inês Vinagre, técnica da Torriba, vai responder a esta questão e partilhar a experiência desta organização de produtores na produção desta nova cultura na região do ribatejo.

Na fruticultura, Luís Manso, produtor de physalis, vai falar sobre os sucessos e erros no cultivo comercial desta fruta e na necessidade de criar escala para ganhar mercado.

A produção de cogumelos em tronco e em árvores micorrizadas é outro dos temas em destaque, a cargo de Miguel Ramos, da Mycotrend, que vai explicar as novas técnicas que permitem produzir espécies silvestres de alto rendimento.

Destaque ainda para a mesa redonda 'Onde está o mercado para as novas culturas?', com presenças já confirmadas de Miguel Mota, produtor de goji, Teresa Laranjeiro, produtora de figueira da Índia e David Barros, produtor de rebentos de vegetais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário