quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Portugal é um dos países com maior número de acidentes com tractores da UE

Setembro 15
10:48
2014

O partido ecologista Os Verdes, apresentou um requerimento na Assembleia da República, onde solicita explicações sobre o elevado número de acidentes com tractores agrícolas, salientando que a maior parte ocorre dentro das explorações agrícolas.

Segundo dados fornecidos da GNR, entre Janeiro de 2013 e Julho de 2014, foram contabilizados 256 acidentes, dos quais resultaram 122 mortos e 83 feridos graves.

Uma das causas apontadas para este facto é o grande envelhecimento do parque de máquinas e, também, a idade avançada de muitos agricultores.

Em Portugal continuam a ser utilizados tractores com mais de 20 anos de trabalho, que muitas vezes têm manutenção deficiente e já ultrapassaram a sua vida útil.

Acresce que estes tractores antigos são normalmente operados por agricultores com mais de 65 anos, com pouca preparação e já com poucos reflexos, o que, junto a inclinações pronunciadas por vezes dos terrenos, faz o resto.

Actualmente, a maior parte dos tractores modernos já dispõe de sistemas de segurança, que oferecem uma protecção muito boa dos operadores. É, por isso, necessário renovar o nosso parque de máquinas agrícolas, mas isso só será eficaz em termos de segurança, se for dada correcta formação aos operadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário