quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Tetra Pak(R) associa-se a iniciativa para avaliar impacte do FSC™


A Tetra Pak®, líder mundial em soluções de tratamento e embalagem para alimentos, está a trabalhar com a Kingfisher e a IKEA na promoção dos benefícios do abastecimento de madeira sustentável de fontes legais e responsáveis, e na clarificação do papel da certificação do Forest Stewardship Council (FSC™) na oferta destes valores. 

Criado em 1993, o FSC é uma organização independente, não-governamental, sem fins lucrativos, que promove a gestão responsável das florestas a nível mundial. Nas últimas duas décadas, o sistema FSC tem sido amplamente reconhecido por adoptar processos que envolvem múltiplos parceiros e pela cuidada definição dos critérios sociais e ambientais na gestão florestal. Contudo, tem sido um desafio para as empresas que oferecem produtos com certificação FSC quantificar e demonstrar o valor do sistema para uma melhor gestão das florestas mundiais.

Esta iniciativa dos três membros fundadores - Kingfisher, Tetra Pak e IKEA -, com uma duração de dois anos, pretende desenvolver uma metodologia para analisar o impacte da certificação FSC, permitindo às empresas que possam compreender o valor que obtêm por especificar a certificação FSC no cartão e na madeira nas suas políticas de compras.

Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak referiu: "Em média, as nossas embalagens contêm 70% de cartão obtido da fibra de celulose. A certificação é importante para nós porque nos confere a possibilidade de assegurar que nos abastecemos junto de florestas geridas de forma responsável. Isto requer, necessariamente, um padrão de certificação que garanta aquilo que promete. Enquanto apoiantes de longa data do FSC, estamos orgulhosos de ser um dos parceiros fundadores desta iniciativa." 

A iniciativa é apoiada pelo Sustainable Trade Initiative (IDH) e coordenada pelo International Social and Environmental Accreditation and Labelling Alliance (ISEAL). É independente do FSC, mas está desenhada para ser útil à organização ao proporcionar uma ferramenta que demonstra a sua contribuição para os valores social, ambiental e económico das florestas mundiais. Os ensinamentos desta iniciativa serão partilhados com outros sistemas de certificação e outros sectores além da silvicultura, cobertos por mais de 20 sistemas de certificação membros do ISEAL.

Fonte:  GCI

Sem comentários:

Enviar um comentário