sábado, 10 de janeiro de 2015

Autorizada a destruição de cadáveres de porcos nas explorações

Janeiro 08
15:22
2015

Foi publicado no Jornal Oficial das Comunidades de 07/01/2015 o regulamento comunitário 2015/9, que autoriza cinco países comunitários, entre eles, Portugal, a proceder à destruição de cadáveres de porcos na própria exploração.

O método da compostagem é fácil, exigindo apenas uma estrutura simples onde os cadáveres e placentas são colocados em camada alternadas com palha ou serradura e onde fazem a sua decomposição natural, que tem de ser no mínimo de 3 meses, findo os quais o composto resultante será transportado para uma incineradora legalizada, de modo a ser destruído.

O investimento é pequeno e reembolsável em menos de 1 ano, se tivermos em conta o valor que é pedido aos suinicultores para a recolha dos cadáveres.

Tanto quanto o AGROINFO conseguiu apurar, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) já tem um projecto piloto pronto para poder fornecer aos associados que o desejem, de modo a poderem ter uma alternativa mais económica do que o que está ser proposto pelas empresas que recolhem e destroem os cadáveres, hoje em dia.

Este método tem uma vantagem muito grande do ponto de vista sanitário, pois evita as visitas dos camiões de recolha de cadáveres que percorrem várias explorações.

Sem comentários:

Enviar um comentário