sábado, 10 de janeiro de 2015

Lisboa teve a temperatura máxima mais baixa dos últimos 33 anos


por J.C. e I.B.Ontem3 comentários

Lisboa teve a temperatura máxima mais baixa dos últimos 33 anos
Fotografia © MIGUEL A. LOPES/LUSA
Depois de um mês de dezembro em que choveu 20% do que é habitual, o ano inicia-se com um tempo muito seco e demasiado frio.
Em 33 anos, nunca a estação meteorológica Lisboa-Gago Coutinho registou uma temperatura máxima tão baixa como na quarta-feira: os termómetros não passaram dos cinco graus. Mas este não é o único fenómeno raro recente. Há 25 anos que não chovia tão pouco como no mês de dezembro. É uma realidade: o tempo está muito mais frio e muito mais seco do que é normal e, segundo as previsões, deverá manter-se assim nos próximos dias.
De acordo com Fátima Espírito Santo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "em dezembro só choveu 20 por cento do que é habitual." Já a temperatura média foi de 8.6º, -1.4º do que o normal. Nos primeiros dias deste mês, "tivemos valores de temperatura muito baixos na generalidade do país, sobretudo da mínima." Reflexo disso foi um aumento de 3.6 % no consumo de energia elétrica na primeira semana, relativamente ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações fornecidas pela REN. Anteontem atingiram-se 8620 MW, valor que já ultrapassou em 300 o máximo verificado em 2014, mas ainda longe dos 9403 MW atingidos em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário