sábado, 10 de janeiro de 2015

Volatilidade do mercado mundial de cereais devido a medidas russas

09-01-2015 
 

As medidas russas anunciadas durante o Natal para reduzir as suas exportações de cereais provocaram uma subida das cotações nos mercados de futuro. Estas medidas supõem a introdução de uma taxa à exportação, que será aplicada a partir de 01 de Fevereiro e até 30 de Junho.

A importância da taxa seria de 15 por cento do valor total de exportação mais7,5 euros a tonelada, pelo que a taxa presume cerca de 35 euros a tonelada. As autoridades russas estimam que com esta medida podem vir a reduzir as exportações em 6,5 por cento.

A queda do rublo levou a uma descida do preço do cereal russo aos operadores internacionais. Mediante a introdução da taxa, o governo russo tenta evitar as exportações de cereais e o fornecimento do mercado interno, que implicaria a subida do preço do pão e de outros alimentos ao consumidor russo.

Em anos anteriores, a Rússia estabeleceu taxas semelhantes à exportação de cereais em diversas ocasiões. Para além das medidas russas, a ameaça de um possível Inverno rigoroso em algumas zonas produtoras dos Estados Unidos da América têm vindo a pressionar os mercados.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário