sábado, 10 de janeiro de 2015

Vinho verde Alvarinho de Monção e Melgaço vai ter rótulo próprio

09-01-2015 
  
Os produtores da Sub-Região de Monção e Melgaço (SRMM) vão poder usar uma rotulagem própria dos seus vinhos Alvarinho, que os distinga face aos que são produzidos na Região dos Vinhos Verdes.

O Alvarinho daquela Sub-Região poderá chegar ao mercado com a designação extra de Premium, sendo esta uma das contrapartidas que produtores locais garantiram nas negociações sobre o alargamento da denominação daquele tipo de vinho a toda a região

A informação foi adiantada pelo presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, num encontro com alguns jornalistas em que fez o «ponto da situação» das negociações sobre a denominação do vinho Alvarinho na região.

As negociações, que têm decorrido sob a égide da CVRVV, são entre produtores da SRMM e da restante região. Monção e Melgaço detêm o exclusivo da denominação vinho verde Alvarinho e os outros produtores reclamam o fim desse exclusivo.

É permitido plantar e produzir Alvarinho em toda a região, mas a menção da casta no rótulo ainda só é possível naqueles dois concelhos do Alto Minho. Fora daqui, o rótulo pode ter Alvarinho mas não pode ser identificado como Vinho Verde, tendo que ser identificado como Vinho Regional Minho.

Manuel Pinheiro acredita que será possível «fechar um acordo ou ficar perto» na última reunião entre as duas partes reunião que terá lugar dia 13, em Arcos de Valdevez. «Resulta claro que pouco trabalho falta para que se consiga um acordo equilibrado que traduza ganhos para todos os envolvidos», concluiu a CVRVV.

Depois daquele dia, o Governo vai ser informado sobre «os pontos em aberto e os fechados» e estará apto a informar a União Europeia (EU) sobre a questão.

Recorde-se que a UE pediu a Portugal esclarecimentos sobre o problema, por haver dúvidas sobre se o exclusivo detido pela SRMM é conforme com a legislação comunitária. A resposta portuguesa tem que ser dada até ao dia 31.

A menos de uma semana da reunião marcada para Arcos de Valdevez, a CVRVV dá como «fechado» o ponto sobre a «distinção da Sub-Região de Monção e Melgaço na rotulagem» do seu vinho verde Alvarinho, como forma de reforçar a sua qualidade inequívoca.

Manuel Pinheiro disse ainda haver acordo sobre a «possibilidade de lotar» Alvarinho de Monção e Melgaço com castas oriundas da restante região, como a Trajadura ou a Loureiro.

Ao contrário, está ainda em aberto a percentagem mínima de Alvarinho que um vinho de lote deve ter para poder mencionar aquela casta no rótulo respectivo. «As propostas em discussão mencionam valores entre 20 e 50 por cento», refere a CVRVV.

Também «não é pacífico» se as uvas Alvarinho de Monção e de Melgaço podem ser vinificadas fora dali «ou se lá devem ser vinificadas em exclusivo».

A CVRVV refere que «algumas medidas entrarão em vigor já em 2015», sendo uma delas a que prevê a rotulagem diferenciada para Monção e Melgaço. Outras, porém, segundo a mesma entidade, terão «um período gradual de aplicação» ainda em estudo, «mas não inferior a quatro anos».

A Câmara Municipal de Melgaço anunciou na quarta-feira uma manifestação para dia 13, no Porto, contra o alargamento da produção de vinho Alvarinho a todos os concelhos da CVRVV.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário