sábado, 10 de janeiro de 2015

Continua a polémica sobre a delimitação da zona de produção do vinho alvarinho

Janeiro 08
17:42
2015

A Câmara Municipal de Melgaço anunciou uma manifestação para dia 13 de Janeiro, no Porto, contra a última decisão de alargar a zona de denominação do vinho verde alvarinho a todos os concelhos que produzem vinho verde.

De referir que esta denominação era exclusiva dos concelhos de Melgaço e Monção desde 1908 e, por insistência da Comissão Europeia numa definição concreta da zona, as autoridades nacionais decidiram alargar essa zona aos 47 concelhos que integram a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Além desta manifestação, está ainda marcada uma iniciativa para dia 17, intitulada "Só no rio Minho desce o alvarinho", que terá uma descida do rio Minho em rafting, seguido de uma caminhada pedestre e uma concentração em defesa do alvarinho.

Estes protestos estão a ser organizados pelos cerca de 400 produtores da Adega Quintas de Melgaço, que detém 30% da empresa, sendo a Câmara Municipal o sócio maioritário com 70%.

A decisão de alargamento da zona do alvarinho é vista como o resultado da pressão das grandes empresas produtoras de vinho verde, que estão pouco implantadas naquela sub-região.

Outro argumento utilizado é o da qualidade, a qual, segundo os discordantes da decisão, vai ser posto em causa com este alargamento, o que pode vir a desvalorizar um produto fundamental para a economia da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário